Itaipu assina acordo com ONU durante visita de Ban Ki-moon

Itaipu assinou acordo de cooperação técnica com a ONU durante visita do secretário-geral, Ban Ki-moon, à hidrelétrica

São Paulo – A hidrelétrica Binacional Itaipu, compartilhada pelo Brasil e Paraguai, assinou neste domingo um acordo de cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), no marco da visita do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Em comunicado, a Itaipu informou que o programa procura a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos 54 membros da Associação de Municípios do Oeste do Paraná (Amop), que são as cidades brasileiras vizinhas à hidrelétrica.

O acordo foi assinado entre os diretores gerais de Itaipu, Jorge Samek (Brasil) e James Spaldin (Paraguai), e o representante do Pnud no Brasil, Niky Fabiancic.

Após ser testemunha da assinatura do acordo, Ban Ki-moon deixou o Brasil e seguiu sua viagem sul-americana pela Argentina.

O diplomata sul-coreano visitou o Brasil e participou na sexta-feira da inauguração dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

Na sua visita à hidrelétrica e às cataratas do Iguaçu, Ban afirmou que em um “dia inspirador” a paisagem na tripla fronteira compartilhada por Brasil, Paraguai e Argentina era “assombroso”.

O máximo representante da ONU elogiou a pesquisa tecnológica feita por Itaipu, uma hidrelétrica que “usa a força de água para a humanidade, para o desenvolvimento, a paz e a harmonia”.

“As cataratas são tão poderosas e magníficas. Me senti muito humilde perante a força grandiosa da natureza. Expresso minha esperança sincera de que estes países vizinhos tenham a responsabilidade de administrar bem este patrimônio da humanidade de forma sustentável”, acrescentou Ban.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s