Itália processa Google por evasão fiscal

As autoridades alegam que o Google não pagou impostos no país ao desviar receita para seus escritórios na Irlanda

Milão – As autoridades fiscais da Itália estão pedindo cerca de 300 milhões de euros (US$ 327 milhões) do Google por causa de impostos evadidos durante seis anos, em um novo movimento de um governo europeu para aumentar a arrecadação de impostos corporativos de gigantes do setor de tecnologia.

A polícia financeira da Itália em Roma informou que está processando a companhia, que é uma unidade da Alphabet, como parte de um antigo inquérito judicial sobre os acordos fiscais da empresa que vão de 2008 a 2013.

As autoridades alegam que o Google não pagou impostos no país ao desviar receita para seus escritórios na Irlanda.

Um porta-voz da empresa rejeitou a acusação. “O Google cumpre as leis fiscais em cada país onde opera. Nós continuamos trabalhando junto com as autoridades relevantes”, afirmou em comunicado.

O Google enfrenta as mesmas investigações em outros países da Europa, como a França, que pede mais de 1 bilhão de euros em ressarcimento, segundo fontes.

Na semana passada a companhia também gerou controvérsia no Reino Unido quando fechou um acordo para encerrar um processo fiscal pagando 130 milhões de libras (US$ 186 milhões) em impostos e juros relacionados a um período de dez anos. O governo britânico foi criticado por não exigir um pagamento maior.

No centro do conflito está um movimento mais amplo, particularmente de governos da Europa, para atualizar tratados e leis fiscais internacionais para forçar companhias como o Google a pagar mais impostos.

A União Europeia deve propor ainda hoje uma nova série de regras e padrões comuns para impedir esquemas de evasão de impostos por multinacionais que operam nos 28 países do bloco.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s