JPMorgan paga US$ 2,42 bilhões para encerrar litígios

No primeiro acordo, o JPMorgan Chase aceitou pagar 1,42 bilhão de dólares para resolver os casos ligados à falência do Lehman Brothers em 2008

O banco americano JPMorgan Chase concluiu dois acordos pelos quais aceitou pagar 2,42 bilhões de dólares para resolver julgamentos ligados à crise financeira de 2008.

No primeiro acordo, divulgado na véspera, o JPMorgan Chase aceitou pagar 1,42 bilhão de dólares para resolver os casos ligados à falência do Lehman Brothers em 2008.

O maior banco americano, cujas filiais eram clientes do Lehman Brothers, foi acusado de ter excedido suas atribuições ao fazer pagamentos rápidos antes da famosa falência da instituição nova-iorquina que desestabilizou o sistema financeiro mundial.

Fundos de investimento ligados ao JPMorgan concederam empréstimos ao Lehman Brothers através de complexos produtos financeiros e exigiram recuperá-los de forma antecipada, enquanto se agravava a situação do banco de investimentos.

Ao fazer isso, se anteciparam a outros emprestadores, o que contribuiu para a aceleração da falência.

Depois deste primeiro acordo, os administradores judiciais do Lehman Brothers anunciaram que vão pagar 1,496 bilhão de dólaers a outros credores do banco.

O segundo acordo prevê que o JPMorgan pague cerca de um bilhão de dólares à Ambac, uma seguradora monoline (que atua como avalista das emissões financeiras), atingida pela crise dos “subprime” (créditos de risco).

Ambac acusava o banco Bear SStearns, comprado em 2008 pelo JPMorgan, de ter vendido uma carteira de empréstimos hipotecários tóxicos (RMBS, dirigidos a compradores com baixa solvência), um mercado que afundou, provocando perdas astronômicas aos compradores e aos avalistas finais da seguradora.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s