Justiça alemã ataca emissões de CO2 da Volkswagen

No caso em que uma investigação formal ser aberta, esta seria "diferente dos vários inquéritos em curso" contra a Volkswagen, explicou a mesma fonte

A Justiça alemã anunciou nesta quinta-feira o início de uma avaliação antes da abertura de uma investigação de fraude contra a fabricante Volkswagen, que admitiu esta semana ter mentido sobre os níveis de emissões de CO2 de 800.000 carros.

“Estamos na fase de coleta e avaliação de informações”, disse à AFP um porta-voz do escritório da procuradoria de Brunswick (norte da Alemanha). A abertura de uma possível investigação preliminar “na próxima semana será decidida”, acrescentou o porta-voz.

No caso em que uma investigação formal ser aberta, esta seria “diferente dos vários inquéritos em curso” contra a Volkswagen, explicou a mesma fonte.

“Nós já abrimos uma investigação sobre as emissões de óxido de nitrogênio”, afirmou o porta-voz, acrescentando que a justiça também está interessada nas “manipulações” que afetam o consumo de combustível do veículo.

O gigante de 12 marcas, envolvido desde meados de setembro num retumbante escândalo de fraude às normas anti-poluição para os óxidos de nitrogênio de mais de 11 milhões de veículos a diesel, informou na última terça-feira sobre novas “irregularidades” sobre as emissões de dióxido de carbono (CO2) de 800.000 carros, um número ainda “provisório” de acordo com o fabricante, e que inclui, desta vez, ao menos 98.000 veículos a gasolina.

Concretamente, nesta nova vertente do escândalo, as emissões de CO2 – um gás chave no aquecimento global – alguns veículos da marca VW, Skoda, Audi e Seat são até 18% mais elevadas do que o prometido pelo fabricante no papel.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s