Multinacionais que apostaram em emergentes tiveram perdas

Prejuízos foram causados por descumprimento regulatório, subornos ou fraudes e também por problemas de reputação

São Paulo – Que países emergentes, como o Brasil, atraíram atenção e investimentos de grandes empresas nos últimos anos não é novidade. A questão é: valeu a pena para elas?

Uma pesquisa da consultoria empresarial FTI Consulting mostra que 83% das multinacionais americanas e europeias sofreram perdas com isso desde 2010.

Os prejuízos foram causados por descumprimento regulatório, subornos ou fraudes e também por problemas de reputação.

O custo médio por incidente foi de 260 milhões de dólares por ano ou o equivalente a 0,7% da receita anual dessas companhias.

“As circunstâncias mais prejudiciais e onerosas para as empresas ocorrem quando dois ou mais destes riscos convergem, criando-se uma cascata de perdas”, diz o relatório.

A mostra foi feita com 150 grandes empresas da América do Norte (54% delas) e Europa (46%) e com receitas médias de 5 bilhões de dólares.

Risco mitigado

A pesquisa também identificou algumas práticas comuns às empresas que menos sofrem prejuízos.

As que investem em programas de compliance e orientam os funcionários sobre fraudes e corrupção têm um risco menos de terem perdas.

Conhecer a política, regulação e riscos de operações nos emergentes também contribui para mitigar riscos com transtornos futuros.

Informação, prudência e planejamento, mostra a pesquisa, acabam sendo essenciais – assim como acontece com qualquer tipo de negócio em qualquer lugar do mundo. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s