Nível de sobrecontratação da Cemig está em 105,4% para 2016

A Cemig está com um nível de sobra de energia contratada em sua distribuidora de 5,4%

São Paulo – A Cemig está com um nível de sobra de energia contratada em sua distribuidora de 5,4%.

Como a concessionária pode repassar para a tarifa o custo com compra de energia de até 105% de suas necessidades, está exposta em apenas 0,4%. “Estamos em posição confortável na comparação com as demais”, disse o diretor Comercial da companhia,

Evandro Leite Vasconcelos, durante encontro com analistas e investidores que acontece na tarde desta terça-feira, 24, em Belo Horizonte.

De acordo com ele, a expectativa é que com o crescimento esperado no mercado, esse porcentual de exposição de 0,4% seja absorvido. “A perspectiva é que fiquemos em 101%” de contratação, disse. Para o ano que vem, Vasconcelos indicou que a companhia está “ligeiramente sobrecontratada”. A maior exposição está prevista para 2019, quando o nível de sobra de energia da estatal mineira chega a 14%, “Mas as demais distribuidoras estarão em 20% e a solução que deve ser encontrada para elas também deve resolver a nossa situação”, disse.

Com a retração do mercado consumidor desde o ano passado e a necessidade de contratar energia com anos de antecedência, boa parte das distribuidoras do País estão enfrentando o problema da sobrecontratação. Estimativas de mercado apontam para uma média de 10% a 13% de sobra de energia em relação ao consumo esperado para este ano.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já determinou algumas medidas para mitigar o problema, como a permissão para que distribuidoras e geradoras com usinas atrasadas negociem bilateralmente a postergação dos contratos. As alternativas, porém, não resolveram todo o problema e governo e empresas estão discutindo outras medidas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s