Procon autua Volks em R$ 8,3 mi por escândalo das emissões

Punição foi aplicada porque, segundo o órgão, a montadora equipou mais de 17.000 picapes Amarok a diesel no país com software que mascara emissões

São Paulo – O Procon de São Paulo autuou a Volkswagen do Brasil em 8,3 milhões de reais por ter equipado 17.057 picapes do modelo Amarok a diesel com um software que mascara a emissão de poluentes durante testes.

As caminhonetes afetadas foram fabricadas entre 2011 e 2012, segundo o órgão de defesa do consumidor. A montadora fará um recall dos veículos para a retirada do dispositivo.

Na sexta-feira (13), a empresa já havia sido multada em 50 milhões de reais pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) pelo mesmo motivo.

No mundo todo, mais de 11 milhões de carros a diesel da marca receberam o aparelho. Ele é capaz de identificar quando o automóvel está em testes e emitir menor quantidade de gases poluentes nesses momentos.

Desde que o escândalo eclodiu, em setembro, a companhia está sob a mira de governos e órgãos ambientais de diversos países. Globalmente, ela reservou uma quantia de 6,5 bilhões de euros para cobrir despesas relacionadas com o caso.

Procurada por EXAME.com, a Volkswagen do Brasil não havia se pronunciado até a publicação desta matéria. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s