Reflexo da fusão da AB InBev com SABMiller é incerto no país

A transação, no valor de 68 bilhões de libras esterlinas, é a terceira maior já registrada na história

São Paulo – Caso seja aprovada pelos órgãos reguladores, a compra da SABMiller pela AB InBev deve gerar uma gigante que terá nas mãos cerca de um terço de toda a produção mundial de cerveja.

A transação, no valor de 68 bilhões de libras esterlinas, é a terceira maior já registrada na história. Mas, por enquanto, pouco se sabe sobre como ficarão as operações das duas empresas após a conclusão do acordo.

Para o Brasil, do ponto de vista concorrencial, a fusão não deve trazer grandes preocupações, segundo Rodrigo Hussne, sócio da consultoria da S&H, especializada em fusões e aquisições.

“Apesar de a Ambev (controlada pela AB InBev) ter cerca de 70% de participação no mercado brasileiro de cervejas, as marcas da SABMiller não têm vendas expressivas no país e, portanto, a concentração deve aumentar muito pouco (com a associação das duas). O natural é que o Cade aprove o negócio sem restrições”, afirma.

Por aqui, o mercado teme que a brasileira seja obrigada pela controladora a comprar o braço latino-americano da SABMiller. Como ela não tem dívidas, a manobra ajudaria no equilíbrio das contas da holding.

“Essa discussão interna é uma incógnita. Não saberia dizer o que seria mais vantajoso para a empresa financeiramente”, comenta Hussne.

Já para o consumidor brasileiro, avalia ele, a transação pode trazer boas notícias.

“Caso a Ambev decida explorar as marcas da SABMiller aqui, com o impulso de toda a sua rede de distribuição, o preço dos rótulos provavelmente cairá”, diz.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s