Repsol vai vender US$ 7,1 bilhões em ativos não essenciais

A empresa pretende reduzir os gastos em 38%, em relação aos níveis do ano passado, e apresentou um plano estratégico para o período entre 2016 e 2020

Madri – A petroleira espanhola Repsol afirmou que vai vender 6,2 bilhões de euros (US$ 7,1 bilhões) em ativos não essenciais até 2020, como parte de um esforço para reduzir custos – o que também inclui um corte significativo em gastos com extração de petróleo.

A empresa informou que pretende reduzir os gastos em 38%, em relação aos níveis do ano passado, e apresentou um plano estratégico para o período entre 2016 e 2020.

O plano tem como objetivo manter os retornos dos acionistas estáveis em um cenário de preços baixos para a commodity, e representa uma mudança significativa no foco, de crescimento para aumento da rentabilidade.

O lucro líquido da empresa deve ficar entre 1,25 bilhões de euros e 1,5 bilhões de euros neste ano, refletindo os preços baixos do petróleo e as apertadas margens de refino. No ano passado, o lucro foi de 1,61 bilhões de euros.

O novo plano estratégico vem após semanas de cortes pela petroleira, em reação à queda no lucro. Como suas concorrentes, a Repsol tem sido atingida pela queda de 50% nos preços de petróleo nos últimos 12 meses.

A companhia também anunciou, nesta quarta-feira, um acordo com a americana Armstrong Oil & Gas, no qual a empresa vai aumentar suas participação em várias áreas de exploração de petróleo no Alasca, onde trabalha com a Repsol em troca de capital, ativos e vários outros compromissos.

O Barclays afirmou que o acordo, combinado com um plano para adiar as extrações planejadas nos próximos meses, pode reduzir os gastos da Repsol em cerca de 1,5 bilhão de euros. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s