TOTVS anuncia acordo para incorporar Bematech

A companhia brasileira de software corporativo anunciou acordo para incorporar a Bematech em uma transação em ações

São Paulo – A maior companhia brasileira de software corporativo, TOTVS, vai incorporar a Bematech em uma transação em dinheiro e ações que atribui um prêmio de mais de 60 por cento sobre o preço das ações da companhia de soluções de automação para o varejo.

A união ampliará a presença da TOTVS no varejo nacional e adicionará soluções de hardware e software de venda utilizados atualmente por estabelecimentos como restaurantes, hotéis e lojas de eletroeletrônicos.

O negócio também reforça a concorrência no mercado de soluções de tecnologia para o varejo ocupado atualmente por empresas como a Linx.

“A Bematech tem conhecimento profundo do varejo e o país tem que passar por uma onda de eficiência e produtividade e a tecnologia é fundamental para essa jornada”, afirmou o presidente da TOTVS, Rodrigo Kede, em entrevista à Reuters. O executivo citou que o Brasil tem cerca de 4,6 milhões de empresas registradas, das quais 54 por cento estão no varejo, com a grande maioria sendo micro, pequenas e médias empresas.

O negócio acontece em um momento o Brasil vive uma crise econômica que tem diminuído a concessão de crédito, ameaçando a sobrevivência de milhares de pequenas e médias empresas.

Questionado sobre o ambiente econômico, Kede afirmou que a “digitalização vai continuar existindo e acelerando (…) É realmente momento de unir esforços para ganhar mercado.” Segundo ele, a TOTVS não tem perdido negócios por conta da crise econômica, mas os clientes estão mais hesitantes nas encomendas.

A expectativa é que a união das duas companhias, em que a Bematech se tornará uma subsidiária integral da TOTVS, seja concluída até outubro. Segundo Kede, a operação deve ser aprovada em rito sumário pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

O negócio prevê que os acionistas da Bematech que aderirem à reorganização societária que ocorrerá com a incorporação da empresa pela TOTVS receberão em troca de suas ações 9,35 reais e 0,043421048 ação da TOTVS, que encerrou nesta sexta-feira cotada a 31,85 reais.

Esses montantes não incluem dividendo de 0,1585 real por ação que será distribuído aos acionistas da Bematech.

A transação atribui um valor de 11 reais por ação à Bematech, um ágio de 61,5 por cento sobre o fechamento do papel nesta sexta-feira, a 6,81 reais.

Perguntado se a Bematech continuará listada em bolsa, apesar da incorporação integral da companhia pela TOTVS, Kede respondeu que “perde um pouco o sentido ter duas empresas listadas”. Kede e o presidente da Bematech, Cleber Morais, não comentaram expectativas de resultado com a união das duas empresas ou quando os primeiros produtos resultados da operação serão lançados.

Porém, Morais afirmou que os clientes do varejo buscam cada vez mais “soluções completas” de tecnologia, integrando a gestão e a ponta de venda.

Texto atualizado às 21h52

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s