UE investigará oferta da Hutchison por unidade da Telefónica

Reguladores antitruste devem abrir investigação completa sobre a oferta da Hutchinson pela unidade móvel britânica da Telefónica

Bruxelas/Londres – Os reguladores antitruste da União Europeia devem abrir uma investigação completa sobre a oferta da Hutchison Whampoa’s pela unidade móvel britânica da Telefónica, em uma iniciativa que deve levar a companhia a fazer importantes concessões, disseram três fontes nesta sexta-feira.

A Hutchison, propriedade do homem mais rico da Ásia, Li Ka-shing, solicitou aprovação da União Europeia para o acordo mais de uma semana atrás, logo que a Comissão Europeia sinalizou uma linha mais dura em relação a fusões de telecomunicações depois de analisar três operações nos últimos dois anos.

A autoridade de concorrência da UE, que estabeleceu o prazo de 16 de outubro para examinar preliminarmente a fusão de 10,3 bilhões de libras (16,04 bilhões de dólares) no mercado de celular britânico, deve dar prosseguimento à análise com uma investigação extensiva por conta da complexidade do caso, disseram duas fontes próximas ao tema.

A investigação em ampla escala ou também chamada fase dois dura cerca de cinco meses. A Hutchison pode ter que vender partes da capacidade de rede e espectro da empresa combinada para obter autorização para a fusão, disseram as fontes.

Um complicador é o fato de a unidade britânica da Hutchison compartilhar a rede móvel 3G com a maior companhia do setor no país, a EE, enquanto a Telefónica compartilha algumas torres de celular com a Vodafone. Isso significa que será difícil vender partes das redes para um novo competidor. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s