Vivendi quer quatro assentos no Conselho da Telecom Italia

A empresa quer aumentar de 13 para 17 membros no Conselho

Milão – O grupo de mídia francês Vivendi pediu para nomear quatro representantes para o Conselho da Telecom Italia, disse o grupo de telecomunicações italiano no domingo, conforme seu maior acionista busca ter voz sobre a estratégia da empresa.

A Vivendi possui pouco mais de 20 % da Telecom Italia, dona da TIM no Brasil, após ter aumentado uma fatia menor recebida em junho da espanhola Telefónica como parte do pagamento pela venda de seu grupo de banda larga brasileiro GVT à Telefônica Brasil.

A Telecom Italia disse que a Vivendi também propôs pedir em um encontro de acionistas convocado para 15 de dezembro o aumento do número de membros do Conselho para 17, ante 13 atualmente.

A Vivendi apresentou como indicados para o Conselho seu presidente-executivo, Arnaud de Puyfontaine, o vice-presidente operacional, Stephane Roussel, o vice-presidente financeiro, Hervé Philippe, e o consultor francês, Felicité Herzog.

A medida vem depois de o magnata francês Xavier Niel ter emergido ao fim de outubro como o potencial segundo maior acionista da Telecom Italia graças a opções de compra de uma fatia de 15 % na empresa.

O regulador do mercado italiano, Consob, investiga se Niel, fundador do grupo de telefonia de baixo custo francês Iliad, e a Vivendi, cujo presidente do Conselho e maior acionista é o francês Vincent Bollore, agiram orquestradamente sobre a Telecom Italia.

Tanto Niel quanto a Vivendi negaram estar trabalhando juntos, o que, sob a lei italiana, exigiria uma oferta obrigatória pelo restante das ações da Telecom Italia.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s