Volks soube de investigação em maio de 2014, dizem fontes

O alerta foi feito mais de um ano antes da admissão pública de que seus carros estavam equipados com software para manipular testes de emissão de poluentes

Frankfurt – Um funcionário de alto nível alertou gestores seniores da Volkswagen em maio de 2014 de que reguladores norte-americanos poderiam examinar o software para motores de carros da empresa como parte de uma investigação sobre níveis de poluição, disseram duas fontes familiarizadas com o tema no domingo.

O alerta foi feito por carta, enviada mais de um ano antes da admissão pública pela montadora alemã de que seus carros estavam equipados com software para manipular testes de emissão de poluentes, disseram as fontes, levantando questões sobre quanto os gestores seniores sabiam sobre o escândalo.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está processando a empresa em até 46 bilhões de dólares por acusações de violação da lei ambiental, enquanto reguladores e procuradores buscam estabelecer que papel, caso tenha havido, foi exercido por gestores seniores, incluindo o ex-presidente-executivo Martin Winterkorn.

O jornal alemão Bild am Sonntag foi o primeiro a noticiar a existência de uma carta interna alertando gestores seniores sobre a investigação. Citando documentos da investigação da própria VW sobre o escândalo, o Bild am Sonntag disse que um funcionário conhecido internamente como “bombeiro de Winterkorn” notificou superiores sobre a investigação.

Duas pessoas familiarizadas com o tema disseram à Reuters no domingo ter conhecimento da carta da Volkswagen mas que não é certo que Winterkorn, que renunciou pouco depois que o escândalo emergiu, tenha visto a carta.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s