10 palestras do TED para ser um empreendedor completo

É preciso acompanhar todas as áreas da empresa para ser um bom gestor. Confira dez palestras informativas e inspiradoras, da ideação à expansão do negócio.

São Paulo – Quem é dono de um negócio sabe bem que conhecer um pouquinho de tudo é essencial para ser um empreendedor completo. É preciso inovar, saber liderar, enfrentar problemas e, por fim, passar as lições aprendidas ao longo da jornada. Em resumo: ser qualificado para acompanhar a empresa de perto, da ideação à expansão.

Porém, como conseguir aprender habilidades tão diversas quando a agenda está lotada? Uma maneira é assistir às palestras do TED: curtas, mas cheias de lições inspiradoras ou práticas de quem vivenciou os mesmos desafios.

Por isso, selecionamos dez palestras essenciais para que você se torne um empreendedor mais completo e lidere sua empresa, seus funcionários e até você mesmo ao sucesso. Confira a seguir:

1. Aprenda a inspirar-se: “De onde vêm as boas ideias” (Steven Johnson)

Você acha que as melhores ideias de negócio vêm de uma profunda reflexão individual, que leva a uma grande revelação? Então, é melhor reconsiderar essa linha de pensamento. Segundo o autor e pesquisador Steven Johnson, as maiores inovações precisam de espaços coletivos de atuação, desde a cafeteria na esquina da sua casa até a internet.

Nesta palestra, você irá aprender como as ideias não são algo simples, mas sim uma rede de neurônios, que precisam de interações para serem ativados e formar inovações.

2. Saiba quando é a hora de seguir seus ideais: “Ouse discordar” (Margaret Heffernan)

No começo da vida de empreendedor, é comum que ele ouça várias pessoas desacreditando na sua ideia – inclusive as mais próximas. Chega uma hora em que ele precisa tomar uma decisão: sucumbir aos conselhos dos outros ou seguir em frente com sua ideia de negócio. Você tem de aprender a discordar e, na hora certa, ouvir as discordâncias dos outros e aprender com elas.

É isso que a empreendedora Margaret Heffernan defende nesta palestra: a divergência é central para o progresso. Suas melhores companhias, na verdade, não são aquelas que apenas reproduzem o que você pensa.

3. Esteja no lugar certo na hora certa: “O único grande motivo que explica o sucesso das startups” (Bill Gross)

Bill Gross já fundou e incubou diversas startups. Nesta palestra, o empreendedor usou toda sua experiência no ramo, pesquisou diversos negócios e descobriu o fator que mais define o sucesso de um empreendimento.

Ele descobriu que não era a ideia, o time, a execução ou a adaptabilidade da startup, e sim o timing: o fato de uma startup ser lançada na hora certa e no lugar certo. Descubra, abaixo, o porquê dessa conclusão.

4. Saiba que ter poucos recursos não impede a inovação: “Resolvendo problemas de maneira criativa diante de limites extremos” (Navi Radjou)

Você acha que não consegue empreender porque não possui dinheiro ou equipamentos? O estrategista em inovação e liderança Navi Radjou prova nesta palestra no TED que isso é apenas uma desculpa. Essa é justamente a melhor situação para colocar em ação a engenhosidade humana, responsável pelos processos inovadores.

Radjou ensina o conceito hindu de “juggad”, traduzido como inovação frugal. Ou seja: como empreendedores com pouquíssimos recursos conseguem ter resultados espetaculares.

5. Se quer que sua empresa seja líder, saiba liderar: “Como grandes líderes inspiram ação” (Simon Sinek)

Como algumas pessoas e companhias conseguem atingir objetivos que parecem inalcançáveis? O autor Simon Sinek mostra como esses feitos acontecem, usando como exemplo a gigante Apple, o líder Martin Luther King e os irmãos e pesquisadores Wright.

Por meio da palestra de Sinek, você aprenda a teoria do “círculo dourado”, na qual tudo começa com um propósito. Companhias e personalidades inspiradoras sempre começam de dentro para fora.

6. Não pense apenas no curto prazo: “A surpreendente ciência da motivação” (Dan Pink)

Se você está querendo ser um empreendedor, já deve saber que a motivação para continuar em uma empreitada vai muito além do dinheiro que você eventualmente receberá. E, por isso, não queira aplicar a regra de que salário maior é satisfação maior com seus próprios funcionários quando você virar um gestor, alerta o analista de carreira Dan Pink.

Nesta palestra, você verá uma análise do quebra-cabeça da motivação: ela não é baseada em recompensas, já que restringem o foco dos funcionários para apenas a tarefa que está nas suas mãos. A conclusão? Há um abismo entre o que os estudos já sabem e o que as empresas aplicam.

7. Tome as rédeas até dos maiores processos jurídicos: “Como eu venci um troll das patentes” (Drew Curtis)

Em 2011, a empresa de Drew Curtis, chamada Fark.com, foi processada por ter violado a patente de “distribuir notícias por e-mail”, detida pela empresa Gooseberry Natural Resources. A ação atingiu também sites como Yahoo!, MSN, Reddit, AOL e Techcrunch. Enquanto as grandes companhias conseguiram negociar e evitar um processo, a companhia de oito funcionários de Curtis teve de se virar com seu pouco capital financeiro.

A história da Fark.com é importante não só para empreendedores que trabalham com patentes, mas para toda empresa que lida com processos jurídicos. Ao final da palestra, Curtis dá três dicas do que ele aprendeu com a experiência de enfrentar um grande processo.

8. Tenha em mente que ter sucesso não é tudo: “Abrace a quase-vitória” (Sarah Lewis)

O que pintores, arqueiros e exploradores do Ártico podem ensinar aos empreendedores? Segundo a historiadora de arte Sarah Lewis, eles sabem que talvez nunca atinjam o ideal com que sonhavam (o quadro perfeito, a flecha exatamente no alvo, a grande descoberta), mas continuam sempre em busca desse objetivo.

Nesta palestra, você irá aprender sobre a teoria da “quase-vitória”. Chegar perto do sucesso é essencial para que líderes tenham forças para tentar de novo, de novo e de novo – a definição do que é ser um empreendedor.

9. Saiba que, mesmo após o sucesso, é preciso continuar batalhando: “Sucesso, fracasso e a motivação para continuar criando” (Elizabeth Gilbert)

O que acontece depois que sua ideia dá certo? Quem conta nesta palestra do TED é Elizabeth Gilbert, escritora de um best-seller mundial: “Comer, Rezar, Amar”.

Ela sabia que seria muito difícil ter um novo livro à altura da sua última obra, e estava em uma crise criativa. Para sair dessa situação, ela teve de relembrar seu início de carreira, como uma garçonete que sonhava em ter seus textos publicados. Segundo a própria autora, você precisa achar aquilo que você ama mais do que a si mesmo.

10. Espalhe a ideia do empreendedorismo: “Vamos educar as crianças para serem empreendedoras” (Cameron Herold)

O último passo na sua trajetória para ser um empreendedor completo é passar seus ensinamentos sobre esse universo para quem talvez seja como você. Os futuros empreendedores muitas vezes são descartados por conta de uma falta de incentivo ainda na infância, afirma o autor e coach Cameron Herold.

Nesta palestra, você aprenderá que aquele aluno que está entediado na escola, que fracassa nos estudos e que discorda dos colegas talvez seja um empreendedor, como você. E é sua tarefa ajudar a evoluir a iniciativa do negócio próprio.


Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s