4 passos para escolher a franquia mais indicada para você

Vários fatores contribuem para que o franqueado seja bem-sucedido, alguns ligados ao seu perfil e outras ligadas ao modelo de negócio. Veja como escolher a sua franquia sem errar:

Escolha da franquia: os fatores que devem pesar na autoavaliação
Respondido por Lyana Bittencourt, especialista em franquias

O sistema de franquias é uma excelente opção para o empreendedor que quer abrir um negócio próprio, uma vez que não precisa deter toda experiência necessária para empreender com sucesso. Ao aderir a uma franquia, o franqueado recebe junto todo o know how necessário para operar o negócio, o que não significa que ele será bem sucedido só pela decisão de empreender com franquias.

Vários fatores contribuem para que o franqueado seja bem-sucedido, alguns ligados ao seu perfil e outras ligadas ao modelo de negócio e à estrutura de suporte da franqueadora. Quanto ao perfil, é importante que o empreendedor faça uma reflexão sobre os seguintes pontos antes de entrar no negócio:

1 – Com que tipo de negócio me identifico? O que me proporciona brilho nos olhos e, quanto do meu tempo pretendo dedicar na operação do negócio?

2 –  Imagine-se na operação do negócio em que pretende investir e qual o sentimento que predomina: receio, incerteza, motivação, ansiedade, alegria? Qualquer um desses pode ser um indício de qual negócio escolher.

3 –  Peça orientações ou aconselhe-se com pessoas que têm experiências com franquias, pode ser um franqueador ou um franqueado e conheça um pouco sobre os desafios de ser um franqueado e sobre as regras do sistema. Isso é importante também para esclarecer algumas dúvidas antes de entrar em um processo de seleção de alguma marca;

4 –  Discuta com a família, pai, mãe, marido, esposa e filhos, sobre o seu envolvimento no negócio, e avalie a percepção deles. Isso é muito importante, principalmente se for atuar em um negócio que o envolverá em trabalhos aos finais de semana, por exemplo, alimentação e lazer.

Hoje as franqueadoras utilizam em seus processos de seleção de franqueados ferramentas para avaliação do perfil psicológico e comportamental dos candidatos, com o objetivo de selecionar empreendedores que tenham no seu perfil as características desejadas e essenciais para operar bem o negócio.
Existem vários testes no mercado, um dos mais utilizado é o DISC, cuja a sigla significa: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.
Você pode fazer o seu teste antes de entrar no processo de seleção e analisar os aspectos do seu perfil que podem impactar de forma positiva ou não, com o perfil do negócio no qual pretende empreender, além de identificar em que ambiente você se sairá melhor, quais atividades que mais se identificam com o seu perfil e como potencializar seus pontos fortes.

Vale salientar que o resultado de um teste não é absoluto, a estrutura psicológica do ser humano e seu estilo comportamental vão além dos resultados de um teste. Os estudos mostram que as pessoas não são 100% um estilo, mas sim um conjunto, geralmente de uma ou duas características. Porém, nenhuma é melhor do que a outra, o que tem a ver com o ambiente e circunstâncias vividas por essa pessoa.

Ao entrar em uma franquia, entre ciente de seus pontos fortes e também dos pontos que você vai precisar trabalhar para enfrentar os desafios do dia a dia com maturidade e equilíbrio — e menos stress.

Lyana Bittencourt é sócia e diretora de marketing e desenvolvimento do Grupo Bittencourt.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s