5 passos para você empreender e ser feliz ao mesmo tempo

Se conciliar trabalho e vida pessoal já é um grande desafio para qualquer profissional de hoje, imagine conseguir esse equilíbrio sendo um empreendedor.

Você está usando seu tempo da melhor forma?
Escrito por Camilla Junqueira, especialista em empreendedorismo

Se conciliar trabalho e vida pessoal já é um grande desafio para qualquer profissional de hoje, imagine conseguir esse equilíbrio sendo um empreendedor com um sonho de fazer a diferença no mercado? Nesse tempo em que tive a oportunidade de conviver com os empreendedores apoiados pela Endeavor, vi de perto o quanto esse é um dilema comum, e ao mesmo tempo pude conhecer hábitos e boas práticas de gente que está conseguindo construir uma história empreendedora de sucesso e – o melhor – ao lado “do que” e “de quem” mais importa.

Já adianto: não existe receita do sucesso. Mas nada como inspiração pra nos ajudar a ser melhores, não é? Por isso, trago aqui um compilado de boas reflexões para empreendedores que também estão na busca por esse equilíbrio. 

Saiba quando delegar

Será que você está gastando o seu tempo onde será melhor aproveitado ou está se perdendo nos detalhes? Focar demais nos pequenos detalhes restringe nossa habilidade de enxergar como as coisas se amarram e ter uma visão mais geral do “big picture”. Além disso, como tudo na vida, no trabalho há coisas que você faz muito bem, e outras nem tanto. Avalie onde está gastando seu tempo. Em alguns momentos você poderia simplesmente delegar?

E para conseguir fazer isso existe um passo anterior que é o de ter certeza que você tem as pessoas certas no negócio. Muito provavelmente aí é que deveria estar a maior parte de sua energia. Quando fizemos um encontro de empreendedores com o Bernard Hees, sócio do 3G e atual presidente global da Heinz, dentre as suas falas, ele reforçou a cultura lendária de cabeça de dono que leva para todos os seus negócios: “Eu me cerquei de gente boa e que conhecia o negócio para conseguirmos alavancar. (..) Gente boa pode fazer coisas extraordinárias.”

Priorize. Se você não fizer, alguém o fará

Você já se pegou entrando no “automático”, resolvendo um monte de urgências e acumulando as tarefas planejadas, sem pensar em qual é o objetivo final do que está fazendo naquele momento? Muitas vezes ficamos presos a pequenas coisas do dia a dia, priorizando o que entra primeiro na nossa ordem mental, ou na nossa caixa de entrada de e-mails! Por isso, criar seu próprio sistema de prioridades tornará sempre mais fácil responder à questão sobre o que deveria fazer, e em qual ordem.

Como diria o autor Greg McKeown, “se você não priorizar sua vida, alguém o fará”. Trabalhe no que vai gerar o maior impacto. Sempre pare para pensar sobre o objetivo final daquilo que está fazendo naquele momento. Saiba “a” grande coisa que precisa entregar no dia.

Não abra mão do exercício físico

Um dos empreendedores brasileiros com mais realizações é também um dos grandes obcecados por esporte. Jorge Paulo Lemann, desde a época de tenista profissional, sempre afirma que uma das poucas coisas que não abre mão é sua dose diária de exercícios: “Sou um cara muito organizado e disciplinado. Sempre pratiquei esporte, pelo menos uma hora por dia, seja o que estiver acontecendo no mundo.”

Além dele, um dos homens mais poderosos do mundo, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama, diz que, sem exercício, é só uma questão de tempo até o colapso: “You have to exercise or at some point you’ll just break down” [Você precisa se exercitar, ou em algum momento você vai quebrar].

Encontre tempo para o que realmente importa

Sabemos que empreender no Brasil não é fácil, e você inevitavelmente vai passar por aqueles momentos em que fraqueja e pensa em desistir. Nessas horas, a família e os amigos podem te dar a força que precisa, e te fazer relembrar dos seus próprios motivos de não desistir do sonho.

O Cristiano Brega, fundador da Confiance Medical e Empreendedor Endeavor, viveu o conflito entre família e trabalho, principalmente quando a filha nasceu. E quando um amigo o questionou sobre como ele conseguia chegar em casa e ainda cuidar da família, ele afirmou: “Ficar com a família que você ama, depois de 12 horas de trabalho, não é cansativo. Pelo contrário, é a melhor forma de recarregar suas baterias para o dia seguinte.”

Nesse artigo do Portal Endeavor, Cristiano fala um pouco mais sobre o assunto. Vale a leitura! Afinal, entre empreender e ser feliz, por que não “ser feliz empreendendo”?

Tenha um hobby

Um dos mais bem-sucedidos investidores do nosso tempo, Warren Buffet, pratica Ukulele no seu tempo livre. Grandes empreendedores muitas vezes transitam por um universo amplo de referências, e seus hobbies têm muito a ver com isso. Eles têm um grande papel em aliviar o estresse a abrir espaço para a criatividade. Além de, muitas vezes, serem muito promissores para os negócios. Foi na pesca submarina, por exemplo, que Beto Sicupira, Marcel Telles e Jorge Paulo Lemann criaram os laços para uma das sociedades mais bem sucedidas da história.

E, por fim, nada disso adianta se o seu coração não está naquilo que toma a maior parte do seu dia. É importante ter a certeza que está se dedicando para algo que realmente acredita. E saiba aproveitar também o caminho, e não esperar pra ser feliz apenas na chegada.

Como diria o Rogerio de Aguiar, sócio-fundador da Axial e Embaixador da Endeavor: “Se a felicidade não é uma das metas do seu projeto, não se meta nele!”.

Camilla Junqueira é diretora de comunicação da Endeavor Brasil 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s