Artesã fatura R$ 2,8 milhões com invenção para costura

Máquina tem ajudado artesãos a produzir mais e melhor, gerando renda. De quebra, rendeu um faturamento milionário a essa empreendedora de 64 anos. Conheça a história:

São Paulo – A empreendedora mineira Yvone Lobato trabalha com costura e artesanato há 32 anos. Por isso, conhece bem as dificuldades que os artesãos encontram na hora de confeccionar detalhes para uma peça.

Foi essa experiência que levou a empreendedora a inventar uma máquina para facilitar a vida de quem atua nesse ramo: a Fit Laser. A invenção mudou a trajetória empreendedora de Yvone e hoje rende um faturamento anual de 2,8 milhões de reais.

“Tenho muito orgulho da história da Fit Laser, pois ela mudou a minha vida, da minha família e de muitos artesãos, que viram que poderiam ganhar dinheiro com o ofício”, afirma.

O funcionamento da máquina é simples: ao cortar o tecido a quente, ela já faz o acabamento, evitando assim que o trabalho desfie e permitindo o aproveitamento dos retalhos.

O kit do produto inclui moldes de alumínio, que facilitam a confecção de itens padronizados (sem necessidade de riscar o tecido a lápis, por exemplo). Um dos maiores sucessos é o acessório que permite fazer fuxicos de forma rápida e fácil.

A empreendedora de 64 anos conta que a ideia da máquina surgiu em 2002, a partir da dificuldade que ela mesma encontrava em fazer o acabamento das peças que produzia e de sua insatisfação com o desperdício de retalhos.

“Era sempre um problema quando uma fita desfiava”, lembra. “Então pedi para o meu cunhado, que é engenheiro, desenvolver uma máquina com as características que eu precisava”.

A primeira versão foi testada por Yvone e passou por alguns aperfeiçoamentos até chegar ao modelo vendido hoje. Ela então encomendou seis máquinas para usar em sua confecção própria. Depois de um tempo, viu que sua invenção poderia ser útil também para seus colegas artesãos, e começou a vender para pessoas próximas.

O produto ganhou fama em feiras do setor em Minas Gerais, onde vive a empreendedora, e Yvone começou a ser convidada a apresentar sua invenção em outros estados.

“Isso abriu a minha visão. Percebi que tinha muita gente interessada no produto, pois é algo muito útil para quem quer abrir um negócio em casa”, afirma a empreendedora. 

Foi então que Yvone deixou sua confecção de lado para focar no negócio da máquina. Além de divulgar a invenção, ela se dedica a criar novos acessórios e produtos que podem ser fabricados com ela.

“Uma das dificuldades que eu sentia era de não ter exemplos do que eu poderia fazer com o tecido. Às vezes é difícil para o artesão usar a criatividade. Então busco sempre trazer novidades.”

Hoje é possível encontrar vídeos na internet que mostram a participação da empreendedora em programas de TV especializados em artesanato.

O principal público da Fit Laser são mulheres que veem no artesanato uma possibilidade de geração de renda. Porém, o produto também tem chamado a atenção de profissionais da área de psicologia e terapia ocupacional, como uma forma de auxiliar no tratamento de pacientes.

“Nessa época de crise, a Fit Laser se destaca porque dá possibilidade de fonte de renda para quem perdeu o emprego, ou quem está querendo começar uma atividade em casa. Nas feiras sempre foi atração, porque dá oportunidade para mulheres de baixa renda começarem um negócio.”

O kit completo, com a máquina, acessórios e moldes custa cerca de mil reais.

Depois de 12 anos no mercado e com um faturamento de 2,8 milhões, a empresa agora foca em modernizar o design da máquina e em montar um estúdio para gravar vídeo-aulas. “É uma das coisas que as clientes mais pedem”, conta a empreendedora.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s