Como medir o resultado das ações de marketing do negócio?

Você já deve ter ouvido a famosa e verdadeira frase “o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. E esse lema vale para as ações de marketing também.

Como medir os resultados de minhas ações de marketing?
Escrito por Mônica Lobenschuss, especialista em marketing digital  

Você já deve ter ouvido a famosa e verdadeira frase “o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. E esse lema vale para as ações de marketing também, é claro. Afinal, como saber os resultados de cada iniciativa e onde vale a pena investir mais ou menos?

Para começar a medir, o primeiro passo é listas todas as ações de marketing que realiza. Nesse levantamento devem entrar todos esforços realizados. Para facilitar o seu controle, criamos uma lista principal:

• Site
• Redes sociais
• Publicidade no Google (Adwords)
• Publicidade no Facebook (FaceAds)
• Banners em sites
• Campanhas de e-mail marketing
• Brindes
• Ações de relacionamento (almoços, eventos etc.)
• Publicidade

Depois de registrar todas as ações de marketing que faz, agora vale a pena refletir bastante sobre o que realmente deseja e precisa para a sua marca: mais vendas? Mais reputação? Tornar a empresa mais conhecida?

Quando responder essas perguntas, ficará bem fácil definir o que medir, que são os indicadores de desempenho ou, como também são chamados no mercado, os KPI´s (Key Performance Indicator, indicador-chave de desempenho).

Você pode medir, por exemplo, o crescimento da sua audiência nas redes sociais, por meio das pessoas curtindo a página e compartilhando o seu conteúdo. Entre as principais métricas, no entanto, está a taxa de conversão em relação ao investimento realizado. Isso quer dizer: analisar quanto você gastou e quanto essa iniciativa rendeu em vendas.

Outro ponto estratégico a ser medido é o número de leads (potenciais clientes) trazidos por cada canal de marketing (site, redes sociais, anúncios etc.). Ou seja, quantas pessoas interessadas chegaram à sua empresa naquele dia, semana ou mês por meio de cada um desses pontos.

Para conseguir rastrear esses números há uma série de ferramentas de monitoramento no mercado, inclusive com versões gratuitas. Se você não tem várias ações acontecendo ao mesmo tempo, sugiro fazer um teste. A cada mês pode colocar no ar uma ideia e acompanhar as vendas no período. É um jeito simples de saber o que está funcionando mais e de investir cada centavo da melhor forma.

E uma dica importante aqui: o que dá o melhor resultado hoje pode não ser sinônimo de sucesso em alguns meses. O mercado está em constante transformação e é preciso medir suas ações pelo menos mês a mês para tomar as melhores decisões! Boas vendas!

Mônica Lobenschuss é fundadora da franquia de mídias sociais Social Lounge.

Envie suas dúvidas sobre marketing e redes sociais para pme-exame@abril.com.br.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s