Como ter o melhor marketing digital para a sua empresa?

A estratégia de marketing não deve ser a melhor, mas sim única.

Marketing digital – ser o melhor ou ser único? 
Escrito por Arnaldo Vhieira, especialista em estratégia de negócios

Quando me perguntam sobre qual a melhor estratégia de marketing que uma empresa deve desenvolver e implementar para garantir bons resultados, sou categórico: a estratégia não deve ser a melhor, mas sim única. Deve criar um conceito sobre a marca e o produto, assim como buscar uma sintonia de relacionamento com diversos públicos de consumidores, principalmente em épocas de crise econômica.

É fato que estamos vivendo momentos em que os hábitos de consumo são ajustados pelos clientes brasileiros, o que conduz a área de marketing a um posicionamento de investimento. Assim, buscar ferramentas que enxugam os custos operacionais e entregam os resultados esperados, é condição sine qua non para a área. Neste sentido, o marketing digital é utilizado como estratégia que facilita e aperfeiçoa o relacionamento com o cliente em tempo quase que instantâneo, com investimentos e mensuração de resultados mais precisos.

São inúmeras as ferramentas do marketing digital, sendo necessária a compreensão de que elas vão além de mera divulgação em redes sociais. Marketing Digital é toda e qualquer ação de comunicação que a empresa utiliza por um canal digital, sendo a web, a telefonia móvel, entre outros meios.

Por utilizar vários canais, esta ferramenta possibilita um alcance global e uma proximidade maior com o público-alvo, tendo em vista que vivemos em épocas de um comportamento conectado a algum equipamento digital e ligados a alguma rede que socialmente influencia nossos hábitos.

Sabe-se que a maioria das ferramentas digitais apresenta baixo custo de investimento, sendo inclusive gratuitas, com resultados que geram lucratividade, muitas vezes, inesperadas. Uso, como exemplo, um pôster ou a criação de uma página em uma rede social como o Facebook ou o Instagram. Deve-se, porém, ter cuidado na utilização das mesmas, bem como optar por um conjunto de ações digitais e não canalizar suas energias em apenas uma. A ordem aqui é utilizar de muito planejamento e criatividade.

Planejamento para definir seus objetivos de maneira clara, tendo como ponto central o consumidor e seus hábitos de consumo. Criatividade para estabelecer ações que conduzam ao rompimento de conceitos e padrões existentes, estabelecendo sua própria identidade enquanto comunicação com os consumidores. Inclusive, para definir quais caminhos serão percorridos para elaborar um bom planejamento.

Ao utilizar o marketing digital como ação, é importante fazer diagnósticos para saber quais meios digitais serão efetivamente utilizados, a fim de estabelecer objetivos e métricas precisas. Determinar, ainda, um posicionamento de mercado diante do seu público-alvo e, sobretudo, dos concorrentes. Segmentar o conteúdo possibilita melhores resultados.

É importante investir na criatividade para elaborar peças únicas de comunicação nos diversos canais digitais, desde o site da empresa até a criação de conteúdos nas redes sociais. E, por fim, monitorar por meio das diversas ferramentas disponíveis os resultados das ações implantadas, para aproveitar as oportunidades que aparecem a partir dessa ação.

Entenda que o marketing digital apresenta muitas oportunidades para alcançar os resultados esperados e aperfeiçoar as ações da área, porém, #ficadica que a principal estratégia é estudar os hábitos das pessoas para alinhar quaisquer que sejam os meios de divulgação dos produtos e serviços, bem como suscitar desejos para que sejam consumidos. Não esqueça que muito além de ser o melhor, na escolha de uma ação faça uma ruptura com os padrões existentes e passe a ser o único.

#atéapróxima

Arnaldo Vhieira é coordenador do curso de marketing da FMU.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s