10 livros de finanças para quem deseja empreender

A gestão financeira é essencial para todas as empresas. Esses livros vão te ajudar a fazê-la da forma correta.

Livros de finanças para quem deseja empreender
Escrito por Henry J. Kupty, especialista em finanças

A gestão financeira é algo essencial para todas as empresas, independente do porte e ramo de atuação, além de ser de extrema importância para a administração de finanças pessoais. A gestão de finanças trata-se basicamente da movimentação de dinheiro por um determinado período de tempo, levando em consideração o saldo inicial. Ter conhecimento nesta área é um fator determinante para o sucesso ou fracasso de qualquer empresa.

Alguns aspectos como planejamento, metas, tempo e juros, norteiam o controle financeiro e para cada tema da área de finanças podemos recorrer à literatura para auxiliar no entendimento e nas ações que desejamos colocar em prática. Assim, para aqueles que desejam aprofundar seu conhecimento indico alguns livros clássicos e outros de temas específicos relacionados a finanças.

Nessa primeira categoria, considero os “clássicos”, não listados em ordem de preferência, que, apesar de títulos similares têm suas diferenças de conteúdo, estilo e de abordagem. São obras completas que dão grande visão do campo de finanças corporativas:

Princípios de Administração Financeira (Lawrence J. Gitman – Pearson);
Princípios de Finanças Corporativas (Richard A. Brealey, Stewart C. Myers e Franklin Allen – Mcgraw-Hill Interamericana);
Princípios de Administração Financeira (Stephen A. Ross, Randolph W. Westerfield e Bradford D. Jordan – Atlas);
– Fundamentos da Moderna Administração Financeira (Eugene F. Brigham e Joel F. Houston – Campus/Elsevier).


Partindo para temas específicos, sugiro obras voltadas ao mercado financeiro que não podem deixar de constar na lista daqueles que desejam saber mais sobre o tema.

Mercado Financeiro (Alexandre Assaf Neto – Atlas), obra voltada ao universo do mercado financeiro;
Controladoria Estratégica (Luís Martins de Oliveira, José Hernandez Perez Junior e Carlos Alberto dos Santos Silva – Atlas), que traz textos e casos práticos para melhor entendimento, com uma visão contábil contribuindo com as metas estratégicas;
Administração Estratégica do Capital de Giro (Marcos V. Vieira – Atlas), mostra técnicas nas decisões financeiras de curto e longo prazo;
Administração Financeira, (Angélico A. Groppelli – Saraiva), aborda conceitos fundamentais e também temas atuais. Traz detalhamento específico sobre juros simples, compostos, taxas, períodos e modalidades de linhas;
Matemática Financeira Aplicada (Anísio Costa Castelo Branco – Cencage), inclusive com soluções para calculadoras financeiras.

Fecho a lista com Finanças para Gestores Não Financeiros (Roger Mason – Saraiva), um livro básico e introdutório, para quem não conhece o assunto e deseja começar a entender o universo empreendedor.

Henry Kupty é coordenador do curso de administração da FMU.

Envie suas dúvidas sobre finanças empresariais para pme-exame@abril.com.br.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s