Os 4 principais obstáculos para abrir uma empresa no Brasil

Quer empreender? Descubra quais desafios você terá que enfrentar

Os principais obstáculos de quem decide abrir uma empresa
Renato Kuyumjian, especialista em empreendedorismo

Ser empreendedor no Brasil não é uma tarefa fácil. Deixar um emprego com carteira assinada ou desistir de uma carreira no serviço público para empreender é uma das grandes dúvidas do empreendedor, principalmente em tempos de turbulência política e/ou econômica.

1 – Burocracia

Um dos grandes entraves para o empreendedorismo no Brasil é a burocracia e a necessidade quase que cartorial de apresentação de documentos, guias, registros em cartórios etc. O empreendedor precisa percorrer repartições públicas nas esferas municipal, estadual e federal para conseguir abrir uma empresa, sem contar o tempo que se dispende nestas atividades.

2 – Impostos

O empreendedor encontra dificuldade em relação aos tributos a serem pagos. A legislação fiscal e tributário no Brasil é muito complexa. Existem tributos municipais, estaduais e federais que devem ser pagos religiosamente, e a falta deste pagamento pode levar o empreendimento à estagnação.

Um exemplo disso é a cobrança diferenciada do ICMS nos diversos estados brasileiros. Em alguns casos, o percentual desta alíquota é assustador. Para evitar estes problemas com questões tributárias, o futuro gestor deve pesquisar e procurar assessoria de especialistas.

3 – Logística

Outra questão que deve ser analisada é a logística. As dimensões continentais do Brasil e a qualidade da malha viária brasileira também são desafios a serem enfrentados. Esta dificuldade é mais sentida quando há uma grande distância entre empreendimento comercial e o centro de distribuição ou produção. Muitas lojas do Norte e Nordeste brasileiro precisam se organizar, se planejar e até mesmo se estocar para conseguir que produtos adquiridos no Sul e Sudeste não se atrasem.

4 – Mão de obra

Por fim, a falta de mão de obra qualificada é a maior dificuldade enfrentada pelo empreendedor. O atendimento com excelência ao cliente final demanda grandes investimentos por parte o empresário. É preciso contratar profissionais de gabarito para treinar e fazer com que os colaboradores da empresa aprendam ou se reciclem na questão do atendimento. 

Renato Kuyumjian é sócio fundador da Quinta Valentina.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s