Uruguaio traz loja de azeites artesanais europeus para SP

Com cerca de 120 produtos dentre azeites, balsâmicos, licores e uísques, a marca Vom Fass já tem duas unidades em São Paulo.

São Paulo – A recém-inagurada loja da Vom Fass nos Jardins é um convite para quem quer refinar o paladar. Com suas prateleiras cheias de barris, a marca apresenta ao brasileiro o maravilhoso mundo dos azeites e balsâmicos artesanais. No total, são cerca de 120 produtos, que o cliente pode provar na hora antes de decidir por um toque de trufas no azeite ou um sabor mais frutado no vinagre.

A iniciativa de trazer essa marca alemã para o Brasil foi do empreendedor uruguaio Federico Martino. Ele e o pai têm uma produção de azeites no Uruguai e conheceram a Vom Fass durante uma viagem pela Europa. Imediatamente se interessaram pelo negócio e agora são master franqueados da marca em parte da América do Sul. Para abrir as primeiras lojas, decidiram apostar em São Paulo.

“Achamos que seria melhor montar primeiro aqui, por ser a cidade com maior potencial de clientes A na América do Sul, e por conta dessa tendência mais gourmet que está se desenvolvendo”, afirma Martino. Hoje, a Vom Fass tem cerca de 300 lojas pelo mundo.

Segundo o empreendedor, o Brasil é um dos maiores importadores de azeites do mundo e tem muito potencial para aumentar seu consumo da especiaria. “A Espanha, por exemplo, tem um consumo per capita de azeite muito maior que o encontrado aqui. Portanto, há margem para crescer”, afirma.

Além do preço do produto, que é bem mais alto aqui do que na Europa, um dos entraves para este crescimento é a falta de informação. “As pessoas acham que azeite é sempre igual, e às vezes até compram produtos similares sem saber a diferença”, conta.

Sabores exclusivos

No entanto, se você for um dos curiosos que entraram na loja da Vom Fass, saberá que existem azeites mais indicados para saladas, como o azeite com limão, e outros que vão melhor com massas, como o de manjericão. Descobrirá também que o vinagre balsâmico tem mais utilidades do que temperar o seu alface e pode até ser usado em alguma receita de doce, como feito com framboesa.

Depois de provar algumas opções, o cliente da Vom Fass pode comprar o quanto quiser do seu produto preferido. A loja oferece garrafinhas dos mais diversos tamanhos e formatos. Assim, ninguém fica com um item super refinado estragando em casa.

Além de azeites e balsâmicos, a marca também vende licores e uísques exclusivos, ótimos para dar de presente. Quase todos os sabores ali vêm de produtores europeus; uma das exceções é o azeite produzido pela família Martino no Uruguai.

Nova loja

A Vom Fass chegou ao Brasil em 2013, com uma pequena loja em Moema. Agora já tem duas unidades contando com a dos Jardins, um pouco maior. “A ideia é testarmos esses modelos de lojas para então abrir para franqueados”, explica Martino. Segundo o empreendedor, já há interessados em abrir unidades no Rio de Janeiro e em Alphaville.

No total, o empreendedor e seu pai já investiram 1,5 milhão de reais para trazer a marca para o Brasil e montar as lojas. Para abrir uma unidade, o investimento inicial varia entre 500 mil e 600 mil reais, dependendo do tamanho da loja. Todo o material, desde os produtos até o mobiliário e os barris, vem da Europa. Uma loja tem um faturamento médio de 60 mil a 70 mil reais, e o lucro fica em torno de 15%.

Martino conta que o negócio vem sentindo os efeitos da crise econômica. “As mudanças no câmbio, por exemplo, nos afetaram muito. Como trabalhamos com importados, de repente nossos custos dobraram”, afirma. Mesmo assim, o empreendedor permanece otimista e já negocia abertura de uma terceira unidade, desta vez no Shopping Morumbi. 

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