Você já se perguntou o que te motiva a empreender?

Rede de empreendedores promove curso para responder a uma pergunta básica: por que você faz o que faz?

São Paulo – Afinal, o que te motiva a empreender? O que te move? O que te faz sentir realizado? Essas são algumas das perguntas que a EO (Entrepreneurs’ Organization) quer ajudar a responder. Focada em empresas de médio porte, a entidade existe em 48 países, com mais 11 mil membros, e busca expandir sua atuação no Brasil.

Em workshop realizado nesta segunda-feira em São Paulo, cerca de 20 empreendedores foram convidados a responder a essas questões para tentar descobrir o seu Why, ou seja, o seu propósito, sua motivação principal na vida e, consequentemente, nos negócios.

“Conhecendo o seu propósito, você se conhece melhor e conhece as outras pessoas”, afirma o coach Jamie Douraghy, membro da EO há 11 anos. A metodologia parte do princípio de que todas as pessoas se encaixam em um dentre nove propósitos gerais, como contribuir com uma causa maior, fazer com que as coisas façam sentido ou criar relacionamentos de confiança (veja a lista completa abaixo).

O próprio Douraghy conta que, com esse método, descobriu que seu propósito principal é contribuir. Resultado: deixou seu negócio na época para fundar a LifeWorkIntegration, uma consultoria que ajuda empreendedores a encontrarem seu propósito através do método Why.

“Não saber o seu propósito é como dirigir numa estrada com neblina. Você não sabe muito bem para onde está indo”, afirma. Segundo ele, o método serve para qualquer pessoa, empreendedor ou não. “Focamos o workshop para empreendedores porque entendemos que, quando lidamos com líderes, podemos atingir muito mais gente”, explica.

Para descobrir esse propósito pessoal, o consultor pede que os participantes falem sobre situações no trabalho e na vida pessoal que os deixaram satisfeitos. A partir daí, procura-se entender por que aquilo é importante para a pessoa, e por que essa situação a fez sentir bem.

“Em geral as pessoas te perguntam o que você faz. A ideia aqui é inverter um pouco essa lógica, e entender primeiro por que você faz, para só então olhar para como você faz e então para o que você faz. Pergunte-se então ‘por que as pessoas compram de você?’”, explica Douraghy, que está na rede Entrepreneurs’ Organization (EO) há 11 anos.

Depois que o empreendedor consegue responder a essas perguntas para si mesmo, é possível buscar o propósito do seu negócio e dos seus colaboradores. Douraghy recomenda: “Busque trabalhar com pessoas com um propósito diferente do seu. A diversidade de pensamento é fundamental para uma empresa”.

O presidente da EO em São Paulo, Marcelo Aoki, participou do curso nesta segunda-feira e descobriu que seu propósito é “fazer as coisas da maneira correta”. “Eu realmente acredito que existe uma maneira correta de fazer as coisas e busco agir dessa forma, através de padrões e processos, por exemplo. Agora vou buscar fazer com que as pessoas nas minhas empresas saibam que este é o meu objetivo”, conta Aoki.

Quer saber qual é o seu propósito? Então veja a seguir os nove tipos de propósito considerados no método Why.

Os 9 Why’s – Qual é o seu propósito?

1) Encontrar o sentido de uma situação
2) Encontrar um caminho melhor para as situações
3) Contribuir para uma causa maior
4) Desafiar o Status Quo
5) Dominar as coisas
6) Criar relacionamentos baseados na confiança
7) Fazer as coisas da maneira correta
8) Simplificar
9) Clarificar

Os interessados também podem participar de um dos workshops que acontecem essa semana no Brasil:

Porto Alegre (RS)
Quando: 15 de setembro, das 14h às 16h.
Onde: Amcham Business Center. Rua Dom Pedro II, 861 – 8 andar
Contato: admin@eonetwork.com.br

Rio de Janeiro (RJ)
Quando: 16 de setembro, das 18h às 21h
Onde: Everest Rio Hotel. Rua Prudente De Morais, 1.117 – Ipanema
Contato: eoriodejaneiro@gmail.com

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s