Você sabe qual seu estilo de liderança? Descubra

Liderança é relacionamento, é conversa e as escolhas que fazemos na forma de nos comunicar com nossos liderados. Veja como você realiza essas atividades

Você sabe qual é o seu tipo de liderança com base em seu perfil comportamental?
Escrito por Maria Cristina Ortiz de Camargo, especialista na área comportamental

Aquilo que somos e como nos comportamos definem nossas atitudes, nossa maneira de pensar, de entender a vida e, principalmente, de interagir com o mundo e as pessoas, tanto no campo profissional quanto pessoal.

No contexto organizacional, buscar desenvolver uma consciência mais apurada e realista do nosso perfil comportamental contribui para a construção de relacionamentos saudáveis e agregadores, particularmente, para aqueles que exercem uma posição de liderança. E liderança é relacionamento, é conversa e as escolhas que fazemos na forma de nos comunicar com nossos liderados.

Vários são os estilos de liderança praticados nas organizações e, notoriamente, todos estão ligados aos diferentes perfis comportamentais. Conheça alguns:

Líderes autoritários

São detentores de perfis rígidos e menos flexíveis, comumente chamados de líderes de comando e controle. Costumam exercer um domínio sobre a equipe, baseado em disciplina e intimidação, revestido de um discurso de lealdade.

São diretivos, centralizadores, inibindo qualquer desejo dos liderados de participar dos processos decisórios da área. O resultado é, geralmente, uma equipe altamente desmotivada, pouco criativa e apática, pois se tornam apenas seguidores de ordens.

Líderes humanitários

Por outro lado, perfis mais relacionais, conhecidos como humanitários, entendem que precisam de pessoas comprometidas e motivadas para atingir resultados sustentáveis em sua área. São líderes flexíveis, participativos e sua força esta no diálogo e na comunicação aberta e transparente com sua equipe de trabalho.

Sabem ouvir e tirar o melhor das pessoas, tornando-as parte fundamental do sucesso nos resultados do negócio. Celebram suas conquistas e, com isso, conseguem manter o espírito de equipe elevado e em constante prontidão para enfrentar os desafios da acirrada competitividade dos mercados.

Líderes de causas

Atualmente, diante de um cenário em constante mudança e altamente complexo, surge um tipo de líder com um perfil comportamental baseado em valores. São conhecidos como líderes que “oferecem causas”. Possuem um perfil inspirador por serem movidos por propósitos e não apenas por objetivos.

Seu foco é direcionado a obter resultados, mas por meio do desenvolvimento e crescimento das pessoas. Pautam sua liderança na conquista do engajamento de seus liderados e são reconhecidos como indivíduos que exercem o importante papel de coach e mentor de suas equipes.

Comprovadamente, estilos de liderança estão diretamente relacionados a perfis comportamentais. O grande desafio da liderança, porém, é criar organizações onde as pessoas gostem de trabalhar pela maneira como são tratadas e respeitadas.

Líderes têm opções de comportamento: umas são construtoras de relacionamento e outras produtoras de distanciamento. Qual é o seu perfil e que escolhas melhores poderá fazer a partir dessa consciência?

Maria Cristina Ortiz de Camargo é especialista na área comportamental e docente da BSP – Business School São Paulo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s