A fortaleza alemã Angela Merkel fica ainda mais forte

Angela Merkel reforçou sua liderança ao lidar com crises políticas, econômicas e de imigração da Europa. Será bom para o mundo se ela mantiver sua firmeza

São Paulo — O décimo ano de Angela Merkel à frente da Alemanha foi, sem dúvida, o mais difícil — e aquele em que o mundo teve mais razões para comemorar o fato de que é ela a ocupante da cadeira. Neste ano, tudo indica que o bom senso demonstrado pela chanceler alemã seguirá sendo posto à prova. Para começar, as duas crises gravíssimas que ela encarou em 2015 têm continuidade garantida.

A primeira foi o calote grego, que ressuscitou os temores de que o euro poderia ruir. Merkel dobrou a espinha de Alexis Tsipras, o valentão primeiro-ministro grego, e conduziu com mão firme as negociações entre a União Europeia e a Grécia sobre a dívida do país — mas a situação dos gregos ainda é complicada. A outra grande encrenca do ano foi a crise dos refugiados.

Nesse caso, Merkel tomou sua medida mais controversa, a de abrir as portas da Alemanha, e consequentemente da Europa Ocidental, para os imigrantes que fogem dos conflitos no Oriente Médio e na África. A atitude custou a perda de 20 pontos percentuais de aprovação.

Agora a líder alemã tem de provar que as escolhas do passado foram corretas: que o choque de costumes não vai implodir o continente e que é possível a integração dos imigrantes. Com o terrorismo em alta na Europa e a possível ascensão de partidos xenófobos, Merkel seguirá sob pressão — nada indica que o 11o ano da chanceler de ferro será mais fácil do que o décimo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s