Aluguel sofre queda real de 12,84% em um ano

Índice FipeZap de locação mostra que, em julho, o preço médio de locação caiu 0,67%. Aproveite seu poder de barganha

São Paulo – O preço médio do aluguel de imóveis continua em queda no Brasil, o que significa que o poder de barganha segue nas mãos dos inquilinos. Em um ano, até julho, o custo de locação caiu 5,23%, segundo o Índice Fipezap de Locação, que acompanha a variação do aluguel em 11 cidades brasileiras.

Essa queda no valor de locação ficou muito abaixo do aumento generalizado dos preços, a inflação medida pelo IPCA, de 8,74% no mesmo período. Ou seja, a queda real do aluguel foi, em média, de 12,84% em um ano. Para chegar nesse resultado, a oscilação dos preços foi dividida pela variação da inflação.

Em todas as cidades pesquisadas, a queda dos valores foi menor que a inflação nos últimos 12 meses. Desde o início do ano, o preço também caiu 2,44%, e entre junho e julho, se manteve praticamente estável, com uma pequena queda de 0,67%.

Curitiba foi a única cidade que teve aumento nominal de preços, sem comparar com a inflação. Veja o comportamento dos preços de aluguel em cada uma das 11 cidades pesquisadas pelo Índice FipeZap de Locação nos últimos 12 meses encerrados em julho:

//e.infogr.am/js/embed.js?oFO

Confira também a variação dos preços em 2016 e no mês de julho:

//e.infogr.am/js/embed.js?XRb

Os preços em cada cidade

O preço médio do metro quadrado anunciado para locação nas 11 cidades pesquisadas em julho foi de 30,24 reais por mês. Veja na tabela abaixo o preço médio de locação do metro quadrado anunciado em cada cidade em julho:

//e.infogr.am/js/embed.js?tfi

A rentabilidade para locadores

A rentabilidade média anual que os proprietários de imóveis terão com os aluguéis a receber nos próximos 12 meses será de 4,4%. Esse retorno é calculado pelo Índice FipeZap de Locação por meio da divisão do valor do metro quadrado de locação mensal pelo valor de venda, multiplicado por 12.

Veja a seguir as rentabilidades médias de locação que os proprietários de imóveis terão nos próximos 12 meses nas 11 cidades pesquisadas:

//e.infogr.am/js/embed.js?ExJ

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s