Com greve dos bancários há um mês, veja como pagar as contas

Confira como pagar as contas em dia e os boletos vencidos, com os serviços dos bancos paralisados há 30 dias

Já faz 30 dias que os bancários de todo país estão em greve, por reajuste salarial. A paralisação dos bancos ainda não tem previsão de acabar e é uma das mais longas da história. Como se virar sozinho para pagar as contas em dia e os boletos vencidos? 

A greve dos bancários não pode servir de desculpa para o consumidor atrasar os pagamentos, se não terá de arcar com multas por atraso, como orienta a associação de consumidores Proteste. Até a data de vencimento, quem tem o cartão do banco pode pagar as contas nos caixas eletrônicos dos bancos e nos terminais de autoatendimento 24 horas.

Quem não tem o cartão do banco pode recorrer às agências lotéricas e a algumas lojas de departamentos que realizam o pagamento de contas. Todos os serviços bancários pela internet,  pelos sites ou aplicativos dos bancos, também seguem funcionando normalmente, assim como Serviços de Atendimento ao Cliente (SACs), geralmente um número dos bancos de discagem gratuita (0800). 

No caso de contas de serviços públicos, como água e energia elétrica, você pode ligar para as empresas e negociar uma forma de pagamento. Alguns bancos têm convênios com lotéricas, supermercados, lojas de departamento e drogarias para o pagamento dessas contas. 

Enquanto a Caixa tem convênio com as lotéricas, o Banco do Brasil tem convênio com os Correios. Já o Bradesco tem parceria com os supermercados Extra, Compre Bem, Pão de Açúcar e Barateiro. 

Guarde os comprovantes de pagamento, como lembra o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Se o pagamento for feito pela internet, o comprovante pode ser impresso ou salvo no computador ou celular. Pelo telefone, o consumidor deve anotar o número do protocolo de atendimento.

Contas vencidas

A maioria dos boletos com data já vencida não pode ser paga em caixas eletrônicos ou pela internet. Nesse caso, procure a empresa que emitiu o boleto e solicite a emissão de outro com uma nova data, como orienta Marcelo Ciampolini, diretor da plataforma de empréstimo pessoal Lendico. 

Algumas empresas emitem a segunda via do boleto com uma nova data de vencimento pela internet.  Se a empresa se recusar a emitir o novo boleto ou a dar outra opção de pagamento, procure o Procon da sua cidade.

Salário em cheque

Se você recebe o seu salário em cheque, faça o depósito em  um caixa eletrônico. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o cheque será compensado normalmente e o valor irá para a conta.

Aposentados e pensionistas do INSS podem retirar normalmente o dinheiro nos caixas eletrônicos. Entretanto, os aposentados e pensionistas que recebem pela Caixa só poderão retirar o benefício nas casas lotéricas.

·         

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s