Com novas ferramentas, investir hoje é como ir ao shopping

Plataformas da Easynvest, XP e Órama reúnem diversos tipos de aplicações financeiras e facilitam a montagem da carteira do pequeno investidor

São Paulo – Investidores não precisam mais traduzir termos complexos ou comparar exaustivamente investimentos oferecidos por diferentes corretoras e bancos para verificar qual é a aplicação financeira mais rentável.

Plataformas como as das corretoras XP Investimentos e Easynvest, além da distribuidora de aplicações Órama, vêm encurtando o caminho para que o investidor iniciante consiga tomar a melhor decisão sobre onde aplicar o seu dinheiro.

As três empresas se enquadram no conceito de shopping de investimentos, que consiste em reunir diversas classes de investimentos, de diferentes instituições financeiras, em um só lugar.

Essa nova forma de distribuição de investimentos permite ao investidor comparar produtos mais facilmente, além de diversificar aplicações e diminuir o risco da sua carteira de investimentos.

Amerson Magalhães, diretor da Easynvest, aponta que o foco da corretora é mudar a imagem de que uma plataforma de investimento tem a mesma cara dos sites de bancos e que as corretoras negociam apenas ações. “Queremos simplificar todo o processo de investimento.”

Já de acordo com a consultora da Órama, Sandra Blanco, o objetivo da plataforma é que o investidor possa comparar investimentos da mesma maneira que escolhe serviços de TV por assinatura, por exemplo.

Para distribuir títulos de renda fixa, fundos e permitir a compra de ações, cada empresa fecha parcerias com diversas instituições financeiras. Isso proporciona maior independência à corretora, e aumenta as possibilidades de rentabilidade que o investidor pode obter.

Essa é uma diferença crucial em relação aos grandes bancos, que vendem majoritariamente produtos emitidos pela própria instituição financeira. 

Veja abaixo quais tipos de investimentos e ferramentas são oferecidos por cada uma das plataformas:

Easynvest

A Easynvest permite aplicar em títulos de renda fixa, fundos e ações, que são oferecidos por cerca de 20 instituições financeiras parceiras.

Uma das ferramentas oferecidas pela corretora é o comparativo de investimentos. Ao escolher um tipo de investimento, como um fundo, por exemplo, é possível compará-lo a outro investimento, como um título público. Para isso, o site apresenta uma tabela que mostra os riscos, a liquidez (facilidade de resgate do dinheiro), o aporte mínimo necessário para aplicar e as taxas cobradas em cada tipo de investimento.

Yambém é possível comparar a rentabilidade de um determinado investimento com a da poupança ao inserir o valor e o prazo do investimento em questão.

Além dos comparativos e simuladores, o site também oferece aos usuários palestras online gratuitas. As conversas envolvem desde temas como os tipos de riscos relacionados a cada aplicação até dicas práticas sobre como resgatar investimentos, por exemplo.

A corretora permite que o investidor faça o cadastro completo pelo site, que é aprovado em cerca de 15 minutos. “Checamos algumas informações e dispensamos a necessidade de assinatura e envio dos documentos pelo correio”, diz o diretor da corretora Amerson Magalhães.

Órama

A Órama oferece títulos públicos e privados de renda fixa e também fundos de investimentos em parceria com 18 instituições financeiras. No futuro, o objetivo é permitir também a compra de ações pela plataforma.

Além de oferecer e-books que explicam o funcionamento de cada investimento, o site da corretora também disponibiliza ferramentas como o “Portfólio Ideal”, que indica quais são os investimentos mais apropriados conforme a idade, perfil do investidor e valor disponível para investir.

Já a funcionalidade “Meu primeiro fundo” mostra qual tipo de fundo é o mais adequado com base em alguns dados fornecidos, como perfil do investidor e prazo do investimento. Para ter acesso às ferramentas, é necessário ter um login no site da distribuidora de investimentos.

Assim como na Easynvest, o cadastro na Órama é gratuito e totalmente eletrônico.

XP Investimentos

A corretora XP distribui títulos de renda fixa, fundos e também permite aplicar em ações e fundos de previdência privada.

No site da corretora, é possível simular qual será o capital acumulado ao longo de um determinado período de investimento conforme o tipo de aplicação, valor e taxa de retorno. A ferramenta permite inclusive estimar o capital acumulado durante a aposentadoria.

A plataforma educacional da corretora, a XP Educação, oferece cursos sobre como investir. O cliente também pode contratar uma assessoria de investimentos na XP, que irá auxiliar na escolha da aplicação mais adequada. 

Para se cadastrar na corretora, basta inserir dados pessoais de forma gratuita pelo site.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s