Como declarar no IR a desistência de um financiamento?

Se um carro comprado por financiamento é devolvido ao banco de forma amigável, como a operação deve ser declarada no IR?

Dúvida do internauta: Como declarar no Imposto de Renda 2016 um carro comprado em 2014, declarado em 2015 e devolvido de forma amigável ao banco em 2015? 

Resposta de Rodrigo Paixão e Thiago Mirales*:

A compra de um carro por financiamento deve ser informada na ficha de “Bens e Direitos” da Declaração de Imposto de Renda. Não é preciso informar nada na ficha de “Dívidas e Ônus Reais”. O carro deve ser incluído no código “21 – Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto etc.”, informando no campo “Discriminação” os dados do veículo (modelo, ano de fabricação e placa), nome do vendedor, CPF/CNPJ e a forma de pagamento.

Confira a matéria completa sobre a declaração de carros no IR.

Em vez de declarar o preço total de compra, em caso de financiamento o contribuinte deve declarar apenas o valor efetivamente desembolsado por ele com as prestações do financiamento, somando-se, ano a ano, o total pago.

No caso específico da pergunta, com a dissolução do negócio jurídico de forma amigável, o bem deixará de pertencer ao seu patrimônio, razão pela qual é necessário reportar as informações sobre a devolução do bem. Para isso, abra o código onde estava declarado o carro. No campo “Discriminação” informe que o veículo foi devoldido ao banco de forma amigável e no campo “Situação em 31/12/2015” reporte o valor “0,00”. 

*Rodrigo Paixão e Thiago Mirales são sócios da Atlas Tax Consulting, empresa especializada em assessoria e consultoria jurídica, fiscal e tributária.

Veja o passo a passo para declarar seu IR no guia especial de Imposto de Renda.

Envie outras perguntas sobre a Declaração de IR para seudinheiro_exame@abril.com.br e veja as matérias já publicadas sobre o assunto no tópico Imposto de Renda 2016.

Confira no vídeo a seguir tudo que você deve declarar no IR:

http://videos.abril.com.br/exame/id/3974e6e4a83996ec0ef90316ece88114?autoplay=false&startoutput=720p

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s