Conheça o Conta Um, espécie de Nubank pré-pago

Aplicativo permite fazer transferências, pagamento de contas e recarga de celular sem precisar de um banco e utilizando cartão MasterCard

São Paulo – Você tem dificuldade para controlar suas finanças e não sabe usar com consciência o crédito oferecido pelo banco. Ou você é “desbancarizado” —possui dinheiro, mas não tem conta por opção própria, por dificuldade de acesso a uma agência ou porque já teve problemas com instituições financeiras que resultaram em dívidas.

Pessoas com esses perfis são o público-alvo do Conta Um, um aplicativo para smartphones, espécie de Nubank pré-pago, que tem ganhado cada vez mais adeptos. Já são 45 mil usuários e a expectativa de seus fundadores é chegar a 1,2 milhão em três anos.

Funciona assim: primeiro, é preciso criar uma conta através de cadastro no site ou pelo próprio aplicativo, que está disponível para Android na Play Store e para iOS na App Store. Basta informar CPF, nome completo, número de telefone e e-mail, além de criar uma senha. É possível se cadastrar utilizando o login do Facebook.

Uma vez criada a conta, você pode solicitar seu cartão pré-pago MasterCard, que deve chegar até você em poucos dias, e carregá-lo. A partir disso será possível aproveitar os serviços oferecidos, como transferências de valores (TED e DOC para qualquer banco e para outros usuários do Conta Um), pagamento de contas e recarga de celular.

“O sistema permite que o usuário faça todas as transações de um banco, sem precisar de um banco”, diz Pierre Schurmann, cofundador do Conta Um. “Diferente do Nubank, que oferece crédito, nós oferecemos serviços através de uma conta digital, somos uma instituição de pagamentos”, completa.

A ideia, segundo Schurmann, é que todas as pessoas tenham acesso a serviços bancários sem burocracia —como oferece um cartão pré-pago, sem risco de calote para a companhia, é bem simples e rápido para abrir uma conta. É possível fazê-lo mesmo com nome negativado ou sem comprovação de renda e de residência, o que pode gerar limitações no sistema bancário comum.

“O cliente não precisa esperar dias ou até semanas para ter acesso ao serviço, já que não temos fazer avaliação de crédito”, afirma Schurmann. “E, se houver qualquer problema ou dúvida, ele consegue se comunicar com a gente através de canais online (no próprio aplicativo, site ou redes sociais do Conta Um) e telefone, o que agiliza e personaliza o procedimento.”

Outra vantagem é que, com o cartão pré-pago, o valor disponível é limitado à quantidade de dinheiro que foi carregada pelo próprio usuário, o que impede que ele fique com saldo negativo. Este tipo de produto é um velho aliado de quem não consegue controlar seu impulso por compras.

“Quando o dinheiro do cartão acaba, a pessoa fica impedida de gastar mais e, assim, acumular dívidas. Ou seja, o bolso agradece”, brinca o consultor financeiro e autor do blog “Você e o Dinheiro” André Massaro.

Segundo Massaro, o produto também é mais seguro do que andar com várias notas de reais na carteira. “Hoje em dia as pessoas não fazem mais isso, porque é muito mais cômodo carregar um cartão consigo. E, se precisar de dinheiro em espécie, é possível sacá-lo utilizando o próprio cartão.”

O consultor destaca ainda que a utilização de um meio de pagamento eletrônico gera histórico de movimentação dos recursos. “Uma empresa que possua um cartão pré-pago para uso corporativo consegue monitorar através do extrato no próprio aplicativo onde o dinheiro foi gasto. Assim, reduz o risco de que irregularidades aconteçam”, diz.

Mas é preciso ficar atento com as taxas. No caso do Conta Um, é cobrada uma taxa de 5 reais por mês dos consumidores ativos —o valor é descontado caso haja movimentação da conta. Se não houver, a taxa não será cobrada, e nem acumula. Também é cobrado o valor de 4,90 reais por operação de transferência (DOC e TED), tanto para usuários do Conta Um quanto para outros bancos.

O cartão

O Conta Um disponibiliza aos usuários exclusivamente o cartão pré-pago da MasterCard. Ele é aceito em todos os lugares que trabalham com esta bandeira. E o usuário também pode utilizar mais de um milhão de caixas automáticos MasterCard, Maestro ou Cirrus para sacar dinheiro com seu cartão pré-pago. Veja aqui onde encontrar o caixa mais próximo a você.

Para carregar o cartão, o usuário consegue emitir um boleto com o valor desejado através do aplicativo ou site Conta Um. 

Há um limite de movimentação de 15 mil reais por mês com cada cartão, mas, para carregar um valor acima de 5 mil reais, será exigida a apresentação de documento pessoal e comprovante de residência —norma do Banco Central—, segundo Schurmann. É permitido ter até oito cartões por CPF.

O usuário do cartão pré-pago oferecido pelo Conta Um tem direito aos benefícios do programa Surpreenda, da MasterCard. Apesar de o programa da bandeira oferecer ao cliente que adquirir um pacote de viagem a possibilidade de ganhar um pacote adicional, ele não permite que os pontos gerados em compras possam ser convertidos em milhas. Veja aqui outros benefícios oferecidos pelo programa.

Se informe

O Conta Um oferece exclusivamente o cartão pré-pago da MasterCard, mas você consegue encontrar no mercado produtos semelhantes de outras bandeiras, como a Visa, por exemplo —o diferencial, neste caso, são os serviços oferecidos pelo aplicativo, como as transferências e pagamentos de contas.

De qualquer forma, a dica de especialistas em finanças é se informar sobre todas as taxas antes de adquirir qualquer produto. Uma pesquisa realizada pela Proteste (associação dos consumidores) no início deste ano mostrou que, em alguns casos, as taxas cobradas para utilizar cartões pré-pagos podem não valer a pena.

Os cartões pré-pagos analisados na pesquisa não são aqueles usados para viagens, que permitem fazer pagamentos em outros países e são carregados com moedas como o dólar e o euro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s