Custo de manutenção é maior entre carros populares

No caso dos hatches de entrada com motor 1.0, tais gastos chegam a representar 38% do valor total de aquisição do veículo.

À primeira vista parece contraditório, mas um estudo da consultoria Jato Dynamics confirmou: na proporção, os custos para se manter um carro popular são maiores que os de modelos mais sofisticados. No caso dos hatches de entrada com motor 1.0, tais gastos chegam a representar 38% do valor total de aquisição do veículo. No segmento de sedã compacto 1.6 essa proporção foi de 17% do valor de compra, seguido por SUVs com 17% e sedãs médios com o índice de 10% sobre o preço do modelo.

O levantamento considerou como custos de propriedade os gastos com revisões, manutenção corretiva, seguro, pneus, juros e documentação, além de depreciação. Para realizar a análise, a Jato utilizou uma amostra com os cinco modelos mais vendidos de cada segmento no Brasil e reuniu os dados dentro de um prazo de 36 meses e com rodagem de 10 mil quilômetros por ano.

(Quatro Rodas)

Ao comparar os custos de propriedade com os custos médios do financiamento de cada segmento, a conta também fica proporcionalmente maior para os veículos populares. Considerando que o valor médio da parcela mensal para o modelo de entrada seja de R$ 685, o proprietário precisa desembolsar até 80% deste valor para arcar com os custos de propriedade. O sedã compacto 1.6 apresentou proporção de 56%, enquanto o sedã médio ficou em 50% e o SUV com 54%

(Quatro Rodas)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s