Descubra em poucos cliques se você investe do jeito certo

Ferramenta gratuita, criada pela Magnetis em parceria com a BlackRock, avalia se seus investimentos estão no caminho certo e sugere melhorias

São Paulo – Uma nova ferramenta, criada pela consultoria de investimentos Magnetis em parceria com a BlackRock, uma das maiores gestoras de recursos do mundo, mostra em poucos cliques e de forma gratuita se os seus investimentos estão no caminho certo. 

Para fazer a simulação, basta acessar o link da ferramenta, chamada “Checkup de Investimentos”, e responder a seis perguntas. São questões bem simples, tais como: Qual sua idade? Qual é o objetivo de investimento? Em qual prazo você pretende atingir seu objetivo? Qual é a sua experiência com aplicações?

Outras duas perguntas avaliam ainda o seu perfil de risco, questionando, por exemplo, o que você faria se a sua aplicação apresentasse resultados negativos. Por fim, é preciso responder a uma segunda parte do questionário para informar em quais aplicações você investe hoje. 

Preenchido o questionário, a ferramenta diz então se a sua carteira de investimentos está adequada, de acordo com os seus objetivos, prazos e perfil de risco.

Os resultados são apresentados a partir de quatro critérios: diversificação, perfil de risco, seleção de ativos e custos. Assim, a análise pode mostrar, por exemplo, que a sua carteira é adequada em termos de rentabilidade, mas é pouco diversificada. Além de avaliar sua carteira atual, a ferramenta traz recomendações sobre como melhorar o seu portfólio nos aspectos em que ele é deficiente.

Luciano Tavares, CEO da Magnetis, diz que o objetivo do checkup não é eliminar todas as dúvidas do investidor, mas fazer uma análise preliminar. “A ferramenta dá uma visão geral. Nós informamos na própria plataforma que a análise é baseada nas informações limitadas que o usuário passa e que para fazer uma análise mais profunda e detalhada, ele deve contratar outro serviço.”

Assim, a ideia é mostrar, em linhas gerais, que o investidor pode estar empregando uma estratégia errada e sugerir o que pode ser aprimorado.

Segundo Tavares, a ferramenta “Checkup de Investimentos” foi criada e disponibilizada de forma gratuita com o objetivo de dar mais visibilidade à Magnetis e atrair novos clientes. A parceria com a BlackRock foi buscada para que a gestora contribuísse com a sua experiência na parte de desenvolvimento do conteúdo da ferramenta. 

Carteira ideal

Depois de usar a ferramenta, os clientes interessados em saber quais seriam as aplicações ideais para alcançar seus objetivos podem solicitar à Magnetis um plano de investimento personalizado.

Tavares afirma que o plano é fornecido aos clientes de forma gratuita. “As cobranças só começam se o cliente aceitar nossas recomendações e quiser fazer o investimento por meio da nossa plataforma”. Nesse caso, é cobrada uma taxa de 0,4% sobre o montante investido.  

Ao pagar pelos serviços, o cliente passa a contar com o auxílio de consultores financeiros da Magnetis, que o acompanham durante todo o período do investimento.

Sobre a empresa

A Magnetis foi fundada em 2012 por Luciano Tavares, que é gestor de investimentos e atua há mais de 20 anos no mercado financeiro. Tavares também foi fundador da gestora Nest Investimentos e foi vice-presidente da Merrill Lynch no Brasil.

O objetivo da Magnetis é usar a tecnologia para fornecer serviços de consultoria financeira de maneira mais ágil e com baixos custos. Assim como a ferramenta “Checkup de Investimentos”, a interação com o cliente é feita principalmente pela internet. 

Basicamente, o que a empresa faz é solicitar ao cliente o preenchimento de um questionário, montar um plano de investimentos que atenda o seu objetivo e viabilizar as aplicações, acompanhando o investidor em todo o processo.

Como a empresa é uma consultoria financeira e é licenciada como tal na Comissão de Valores Mobiliários, entidade que regula o mercado financeiro, ela não distribui os investimentos. Assim, para realizar a compra dos ativos recomendados, a Magnetis conta com a parceria da corretora Easynvest.

Por mais que os investimentos sejam distribuídos pela Easynvest, todo o processo de abertura de conta é realizado no próprio site da Magnetis. 

A grande vantagem das consultorias de investimentos e corretoras independentes é que elas recomendam aplicações de diferentes emissores, sejam eles bancos, gestoras de recursos e outras instituições financeiras.

Dessa forma, se no banco muitas vezes o gerente oferece CDBs e fundos da própria instituição, na consultoria independente os profissionais buscam indicar as melhores aplicações dentre um leque produtos de diferentes empresas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s