Este site permite ganhar renda extra com o aluguel do carro

Fleety reúne carros disponibilizados pelos usuários para aluguel por hora, semana e mês. Serviço já opera em Curitiba, São Paulo e Florianópolis

São Paulo – Usa o carro apenas no final de semana e o orçamento anda apertado? O serviço de aluguel de veículos Fleety pode ser uma forma de ganhar uma renda extra.

Funciona assim: o interessado em alugar o próprio carro se cadastra no site e preenche um formulário com dados pessoais e características do veículo, incluindo fotos e o número de registro (Renavam) do carro. Depois, basta divulgar o preço da locação por hora, semana e mês e aguardar as solicitações.

Cada solicitação pode ou não ser aceita pelo proprietário do veículo. Para ajudar na decisão, o Fleety permite visualizar o perfil do interessado no Facebook e eventuais avaliações feitas por outros proprietários de carros sobre o usuário na plataforma. Também é possível entrar em contato com o motorista por telefone antes de fechar o negócio.

O Fleety cobra uma taxa de 16% sobre o preço da locação, que é paga por quem utiliza o veículo alugado. Essa taxa já inclui os custos do site com um seguro próprio, válido para todos os veículos que são alugados pela plataforma, durante o período de locação. A proteção cobre avarias, colisões, furtos e roubos e é uma forma de o site dar segurança aos proprietários de carros que usam a plataforma.

Ainda que o site inclua nas locações a contratação desse seguro próprio, ele não permite que proprietários disponibilizem na plataforma veículos que não possuem o seguro auto tradicional. A exigência fez parte do acordo entre o site e a seguradora responsável pelo seguro da plataforma. Caso ocorram sinistros durante a locação, como acidentes ou roubos, o seguro a ser acionado é o do site e não o seguro convencional do carro, pago pelo proprietário.

O preço de aluguel de carros no Fleety costuma ser cerca de 50% menor do que o cobrado por locadoras, diz André Marim, CEO do site. “Como quem aluga não tem custos com manutenção de frota e funcionários, é mais fácil cobrar um valor menor. Esse custo mais baixo é o grande diferencial do serviço”.

Por enquanto o site funciona apenas em Curitiba, São Paulo e Florianópolis. O objetivo é continuar expandindo para outras cidades: a próxima operação deve ser iniciada no Rio de Janeiro.

Experiência

O advogado Guilherme Pinheiro, 28 anos, começou a utilizar o serviço em São Paulo há cerca de um mês e já alugou seu carro três vezes: duas vezes por uma semana e a terceira vez por dois dias. No total, as locações renderam mil reais ao advogado.

Guilherme comprou seu carro em outubro e buscou o aluguel no site como uma forma de obter o valor necessário para realizar uma reforma em seu apartamento. “Vou continuar alugando meu carro enquanto tiver esses gastos a mais”, conta. Quando aluga o veículo, Guilherme utiliza o transporte público para ir ao trabalho e usa o carro da namorada aos finais de semana.

Em dias anteriores a feriados, Guilherme já chegou a receber uma solicitação de aluguel por dia. Além do preço acessível do aluguel, ele aponta que as características do seu carro chamam a atenção dos usuários da plataforma. “Além de novo, o modelo é econômico”.

Diferenciais na hora de alugar

Marim, CEO do site, lista as principais formas de atrair interessados pelo aluguel na plataforma. A primeira é colocar um preço adequado para a locação, semelhante aos cobrados por outros donos de veículos na plataforma.

“O proprietário tem liberdade para fazer o seu preço. Mas ele não pode estar fora da realidade do que vem sendo praticado. Nesse caso, ele corre o risco de obter poucas solicitações do serviço”, afirma Marim.

Como é possível filtrar a busca no site por itens como ar-condicionado, direção hidráulica, GPS e até cadeirinha para crianças, essas características podem agregar valor à locação. Mas, de acordo com Marim, o filtro mais utilizado pelos usuários do site é a localização do carro. “A maioria dos usuários busca um carro para alugar próximo à sua residência, como forma de facilitar a retirada e devolução do veículo.” 

O site permite que os proprietários avaliem quem aluga e que os motoristas deem sua opinião sobre os donos dos carros alugados. Essas informações auxiliam o proprietário a verificar para quem é mais seguro alugar o carro, mas também incentivam os donos dos carros a serem transparente ao listar as informações sobre seu veículo na plataforma. Quanto mais avaliações positivas, maiores são as chances de o proprietário ser buscado pelos usuários do serviço.

Segurança

A exigência de que o perfil dos usuários seja conectado a uma conta no Facebook é uma forma de dar maior segurança à transação, alega o site. “A rede social é uma identidade virtual. Permite verificar se o usuário é real”, diz Marim.

O pagamento do aluguel é feito pelo próprio Fleety, em um ambiente seguro. O site permite cobrar, junto com o valor do aluguel, uma taxa de limpeza em cada locação. Esse valor não entra no cálculo da taxa que deve ser paga ao site, e é definido por cada proprietário.

Já os acordos sobre o uso e pagamento do combustível e sobre o local e a hora para retirada e devolução do veículo, são feitos entre proprietário e usuário. O site não interfere ou dá respaldo a essas negociações. “Recomendamos aos proprietários que façam como as locadoras: entreguem o carro com o tanque cheio e exijam que o veículo esteja com o tanque cheio na hora da devolução”, diz Marim.

O departamento jurídico do Fleety assegura que, no caso de multas registradas durante o período de locação, toda a responsabilidade pelo pagamento do valor e penalidades serão arcadas por quem alugou o veículo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s