Juros do cartão de crédito vão a 13,94% ao mês

Juros mensal da modalidade de crédito é o maior desde 1996, subindo pelo 14º mês seguido

São Paulo – As taxas de juros das operações de crédito voltaram a subir em novembro, a 14ª alta consecutiva.

Os juros médios para operações de crédito para pessoa física são os maiores desde fevereiro de 2009, enquanto, para pessoa jurídica, são os mais altos desde março de 2009.

Todas as seis principais linhas de crédito para pessoa física tiveram elevações no mês: juros do comércio, cartão de crédito rotativo, cheque especial, CDC-bancos-financiamento de veículos, empréstimo pessoal-bancos e empréstimo pessoal-financeiras.

A maior elevação foi sentida no empréstimo pessoal em bancos, que sofreu alta de 2,36% no mês, passando de 4,24% ao mês (64,59% ao ano) para 4,34% ao mês (66,50%) ao ano.

Em seguida, o cheque especial foi o que sofreu maior aumento de juros, de 1,93% ao ano. Os juros passaram de 10,36% ao mês (226,39%) ao ano para 10,56% ao mês (233,56% ao ano).

Já o juro do cartão de crédito se tornou o mais alto desde março de 1996, passando de 13,73% ao mês (368,27% ao ano) em outubro, para 13,94% ao mês (378,76% ao ano) em novembro, alta de 1,53%.

taxa de juros pessoa física

As três linhas de crédito para pessoa jurídica pesquisadas também sofreram elevações.

A taxa de juros média geral aumentou 0,06 ponto percentual no mês, alta de 1,44%, passando de 4,16% ao mês (63,08% ao ano) em outubro para 4,22% ao mês (64,22% ao ano) em novembro.

Esta é a maior taxa de juros média para pessoa jurídica desde março de 2009.taxa de juros pessoa jurídica

Na análise da Anefac, as altas são reflexo do aumento do risco da inadimplência, além do aumento da inflação, dos impostos e do desemprego, que aumentam os riscos para a concessão do crédito.

A projeção para os próximos meses continua pessimista: a expectativa da Anefac é que as operações de crédito sofram novos aumentos dos juros no futuro próximo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s