Liquidada, TOV cria central de atendimento ao investidor

Corretora também reativou seu site. BM&FBovespa dá orientações sobre como clientes devem agir

São Paulo – Depois de três dias de falta de informações e dificuldades em entrar em contato com a corretora, a TOV, em liquidação pelo Banco Central desde quinta-feira da semana passada, recolocou no ar seu site para dar orientação sobre como os milhares de clientes podem tentar falar com os responsáveis pela intervenção.

No site há apenas um comunicado com dois telefones de uma central de atendimento que teria sido criada para tirar as dúvidas dos investidores, 2787 2800 e o 2787 2807. Sobre câmbio, há um e-mail, liquidação.cambio@tov.com.br e, para dúvidas relacionadas à bolsa de valores, o mesaoperacional@tov.com.br.

Em redes sociais, clientes já reclamavam que os números não atendiam ou estavam sempre ocupados, mas que a comunicação por e-mail estava funcionando.

Além desse comunicado, o site da TOV traz o edital de concorrência para a venda da carteira de clientes para outra corretora, estratégia inédita nesse tipo de liquidação.

O leilão está marcado para quarta-feira, mas há muitas dúvidas de especialistas se a operação dará certo pois será muito difícil saber quantos clientes vão aceitar migrar sua conta para a nova empresa.

Assim, também será difícil saber quanto pagar pela carteira, mesmo com a possibilidade de ajustes no preço após 90 dias.

Ao mesmo tempo, será preciso migrar todas as informações da TOV para outra corretora, para que ela possa então gerir as contas, um processo que deve levar tempo.

Bolsa orienta investidores

Hoje, a BM&FBovespa decidiu divulgar também orientação para os investidores da TOV, a exemplo do que fez a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na quinta-feira da semana passada.

Em seu comunicado, a bolsa passa as orientações básicas, que são escolher um novo agente de custódia e cadastrar-se, baixar o formulário padrão para formalizar o pedido de transferência de ativos e enviar os dados para o liquidante da TOV, Tupinambá Quirino dos Santos, pelo e-mail sac@tov.com.br ou pelo fax 11 3721 6109.

A nota da bolsa tem links para os documentos necessários para pedir a transferência. Mas nada disso será feito antes de o interventor acabar o trabalho de levantar todos os dados da TOV, o que pode levar semanas. Por isso, o investidor precisará de paciência.

Abaixo, a íntegra do comunicado da bolsa.

Veja como proceder:

1. Escolha um novo agente de custódia e cadastre-se;

2. Baixe o formulário padrão para a formalização do pedido de transferência de ativos. Preencha descrevendo as ações e outros títulos que serão transferidos e informe seus dados pessoais e o número de sua conta no novo agente de custódia;

3. Envie o formulário assinado para a TOV Corretora aos cuidados do liquidante indicado pelo Banco Central, Sr. Tupinambá Quirino dos Santos, pelo e-mail sac@tov.com.br ou pelo fax 11 3721-6109;

4. Acompanhe sua solicitação diretamente com a TOV Corretora pelos telefones 11 2787-2800 ou 0800-878-3256;

5. A TOV Corretora analisará as informações enviadas e realizará a transferência dos ativos para o novo agente de custódia indicado pelo cliente.

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