Por que comprar título de capitalização pode ser roubada?

Produto é mais parecido com aposta na Mega do que com uma aplicação financeira, por isso não conte com ele para aumentar patrimônio

São Paulo – Lembra da Tele Sena do Sílvio Santos? Ela é um título de capitalização igual ao que o gerente do banco oferece a você. Só talvez ele não tenha contado que esse produto é mais parecido com uma aposta na Mega-Sena do que com uma aplicação financeira.

Se você espera aumentar seu patrimônio com rentabilidade, como faz uma poupança ou um CDB, por exemplo, títulos de capitalização não são indicados neste caso.

“A capitalização não é um investimento. É um instrumento de disciplina financeira para juntar dinheiro que, em vez de oferecer rentabilidade, distribui prêmios”, explica o diretor executivo da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), José Ismar Torres. No entanto, ela é diferente da loteria porque, ao final de um determinado prazo, você recebe dinheiro de volta.

Ao adquirir um título de capitalização, uma parte do seu dinheiro vai para o banco distribuir prêmios em um sorteio entre os compradores, e outra para o bolso da instituição financeira, em forma de taxa de administração. Apenas o que sobrou do seu dinheiro, chamado de cota de capitalização, é corrigido todo mês pela Taxa Referencial (TR).

Só que essa taxa está abaixo da inflação, o que significa que, na verdade, você terá perdido com a valorização do dinheiro no tempo. Você consegue ganhar mais até com a poupança, um investimento que está longe das preferências dos especialistas justamente por render abaixo da inflação, mas que rende a TR mais juros de 0,5% ao mês.

“É uma ilusão a promessa que você receberá o dinheiro de volta com correção monetária. Se você não ganhar no sorteio, necessariamente vai perder dinheiro, nem que seja resgatando um valor abaixo da inflação no período”, explica o professor de finanças Valdir Domeneghetti, da Fipecafi.

Vale a pena comprar com o objetivo de guardar dinheiro?

Ao comprar um título de capitalização, você precisa cumprir um determinado prazo para resgatar o dinheiro sem sofrer penalidades. Se resgatar antes, você perde.

Para o diretor executivo da FenaCap, José Ismar Torres, esse é um fator que torna o título de capitalização um produto indicado para quem precisa desenvolver disciplina financeira para juntar um determinado valor no longo prazo. Esse é o objetivo de 71% das pessoas que compraram um título de capitalização, segundo uma pesquisa da FenaCap feita no ano passado.

No entanto, essa é uma forma de acumular recursos igual a deixar o dinheiro parado em uma conta corrente ou embaixo do colchão, como ressalta o professor de finanças Joelson Sampaio, da Fecap. “A ideia de que o titulo de capitalização implica disciplina financeira é tão falsa quanto a de que ele é um investimento”, explica.

É possível programar aplicações fixas em investimentos como a poupança ou um fundo DI, que, diferente de um título de capitalização, farão o dinheiro se multiplicar com o efeito dos juros no tempo. “Você precisa encarar o título de capitalização como um jogo de apostas, e não como um investimento para montar sua reserva financeira”, orienta Sampaio.

Das 15,9 milhões de pessoas físicas que têm títulos de capitalização, 50 mil foram sorteadas entre janeiro e maio deste ano, o que representa 3,18% dos compradores desse produto. Os prêmios variam entre menos de 100 reais e alguns milhões para cima. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s