Posso herdar imóvel comprado com pensão do meu pai falecido?

Advogado Rodrigo da Cunha Pereira tira dúvida de leitor sobre herança. Envie você também sua pergunta

Pergunta do leitor: Minha mãe foi casada com meu pai, e há 30 anos meu pai faleceu. O regime de comunhão de meus pais é o universal. Quando ele faleceu, eles não tinham nada, porém meu pai deixou uma pensão pra minha mãe.

Posteriormente, juntando a pensão, minha mãe comprou uma casa, e teve mais dois filhos. Esse ano minha mãe faleceu. Eu tenho direito a 50% de herança do meu pai, por eles terem sidos casados?

Resposta de Rodrigo da Cunha Pereira*:

Independentemente do casamento e do regime de bens do seus pais, você é herdeiro necessário deles. A pensão recebida por sua mãe, advinda de seu pai, não se caracteriza como herança. 

Assim, o imóvel comprado por ela como dinheiro da pensão é um bem somente dela e não do seu pai. Assim, com o falecimento dela, a casa será dividida entre você e os outros dois meio-irmãos igualmente.

*Rodrigo da Cunha Pereira é advogado, mestre e doutor em direito civil e presidente do Instituto Brasileiro do Direito da Família (IBDFAM).

Envie suas dúvidas sobre direito de família, herança e doações para seudinheiro_exame@abril.com.br e veja as matérias já publicadas sobre esses temas na seção Direito Familiar.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s