Quanto o advogado pode cobrar para fazer inventário?

Advogado especialista em direito familiar Samir Choaib responde dúvida de leitor. É importante ficar atento ao valor acordado

Pergunta do leitor: Contratei um advogado para fazer um inventário. Ele cobrou 3 mil reais pelo serviço. Só que a procuração diz que ele receberia também 20% do valor da herança. Ele pode fazer isso? Somos em 6 irmãos e seria mais uma pessoa para dividir o valor da herança.

Resposta de Samir Choaib*:

Os Conselhos Estaduais da Ordem dos Advogados do Brasil, no uso de suas atribuições, no tocante aos honorários, em caso de inventário, recomendam a cobrança de percentual correspondente a 6% do monte-mor, incluindo-se os bens alienados durante o processo, ou 6% sobre o quinhão hereditário, na hipótese de o advogado representar apenas o meeiro, herdeiro ou legatário.

Portanto, embora o valor pareça elevado, há que se atentar para o valor proposto e contratado, evitando-se, desta forma, arrependimentos e discussões desnecessárias.

*Samir Choaib é advogado e economista formado pela Universidade Mackenzie e pós-graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo, Advogados Associados e responsável pela área de planejamento sucessório do escritório.

Envie suas dúvidas sobre direito de família, herança e doações para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s