Paguei a dívida. O banco ainda pode negar o financiamento?

Especialista responde se uma dívida que já foi quitada pode impedir a concessão de um financiamento imobiliário pelo banco

Dúvida do internauta: Eu tinha um empréstimo de 3,6 mil reais na Caixa que estava vencido desde 2013 até que paguei o débito à vista este ano. Quero financiar um imóvel agora junto com o meu marido, que nunca teve o nome sujo. O banco pode negar o financiamento por conta desta dívida antiga, mas que já foi quitada?

Resposta de Ronaldo Gotlib*

As condições para obtenção de um empréstimo são exclusivamente administrativas e a legislação assegura ao banco o direito de conceder o crédito a quem estiver dentro de seus critérios particulares.

Contudo, você tem o direito de saber o motivo de uma eventual resposta negativa para a concessão deste crédito.

De modo geral, o fato de você ter ficado inadimplente e posteriormente quitado a dívida não é um obstáculo para obter o financiamento.

*Ronaldo Gotlib é consultor financeiro e advogado especializado nas áreas de Direito do Consumidor e Direito do Devedor. Autor dos livros “Dívidas? Tô Fora! – Um Guia para você sair do sufoco”, “Testamento – Como, onde, como e por que fazer”, “Casa Própria ou Causa Própria – A verdade sobre financiamentos habitacionais”, “Guia Jurídico do Mutuário e do candidato a Mutuário”, além de ser responsável pela elaboração do Estatuto de Proteção ao Devedor e ministrar palestras sobre educação financeira.

Envie suas dúvidas sobre dívidas, empréstimos e financiamentos para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s