Semana da Educação Financeira oferece cursos gratuitos

Semana de Educação Financeira é boa oportunidade para ampliar conhecimentos sobre finanças e investimentos, e o melhor, de graça

São Paulo – Começa na semana que vem, no dia 16, a 3º Semana Nacional de Educação Financeira (Enef). O evento inclui diversas ações, como palestras, cursos e gincanas, que serão promovidas em diferentes regiões do país.

A maior parte dos eventos da Semana Enef é gratuita, mas alguns deles podem ser voltados a grupos específicos e fechados para o público em geral.

Segundo os organizadores, o objetivo da Enef é conscientizar os brasileiros para que eles façam melhor uso do dinheiro, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e para a maior eficiência do Sistema Financeiro Nacional.

O evento é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), que é composto pelos Ministérios da Educação, Fazenda, Justiça e Previdência, além de entidades como a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco Central, a BM&FBovespa, entre outras.

A programação completa da Semana Enef e outras informações podem ser consultadas no site do evento

Destaques

A abertura da Semana Enef acontece em Brasília, no dia 16, às 14h30, e será transmitida ao vivo por meio de um canal do Youtube (acesse aqui).

Participam do evento de abertura: Luiz Cláudio Costa, Secretário-Executivo do Ministério da Educação, que falará sobre a inserção da educação financeira na Base Nacional Comum Curricular; a Maurício de Sousa Produções, que apresentará o Projeto Consumo Consciente com a Turma da Mônica; e o economista Samy Dana, que ministrará palestra sobre irracionalidade na tomada de decisões financeiras.

Entre os destaques da programação estão alguns cursos gratuitos da BM&FBovespa. Na quinta-feira, 19, e no sábado, 21, será ministrado das 9h às 15h o curso “Como Investir em Ações”; na quarta, dia 18, acontece das 9h às 16h, o curso Finanças Pessoais Master; e ao longo da semana serão promovidas visitas guiadas à bolsa, no espaço onde ficava o antigo pregão. 

A bolsa também realiza, no dia 19, às 9h30, um evento sobre o comportamento do investidor brasileiro, em conjunto com a BlackRock, uma das maiores gestoras de fundos de investimentos do mundo. As inscrições para os eventos da bolsa podem ser feitas no site do Instituto Educacional da BM&FBovespa.

Outro destaque da programação é a palestra online sobre planejamento financeiro promovida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), no dia 17 de maio, às 19h30. 

Ainda que alguns cursos e palestras estejam em destaque, vale destacar que ao consultar a programação completa do evento no site da Semana Enef, é possível encontrar diversas outras inciativas que fazem parte do evento, e possuem outros formatos. Entre elas podem ser mencionados vídeos, documentos, jogos, sites e oficinas sobre diferentes temas dentro do campo da educação financeira.

Educação financeira

A Semana Nacional de Educação Financeira faz parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), que foi criada em 2010 como uma política do governo para contribuir para o fortalecimento da cidadania apoiar e criar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais conscientes.

A primeira edição do evento aconteceu em 2014 e somou mais de 170 eventos em 17 estados brasileiros, entre palestras, cursos, gincanas, concursos culturais e workshops. Em 2015, foram realizados mais de 500 eventos em todas as regiões do Brasil.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s