5 recursos pouco conhecidos e úteis do app Waze

Veja como deixar o aplicativo mais prático para você no dia a dia

São Paulo –  O Waze, ao lado do Google Maps, é um dos aplicativos de GPS mais populares do mercado, mas nem todo mundo sabe tudo que ele pode fazer. Com alguns ajustes simples, ele pode ser mais eficiente para você ou mostrar algumas informações adicionais. Confira a seguir a seleção de dicas de EXAME.com para tirar mais proveito desse aplicativo

Rodízio  

Se você mora em cidades com rodízio veicular, como São Paulo, o Waze tem um espaço para que você informe o final da sua placa. Ao fazer isso, as rotas serão calculadas evitando as ruas e avenidas proibidas para que você não incluídas na sua rota. 

Para isso, vá ao menu de configurações do app, selecione a opção chamada “navegação” e, então, vá até o final da lista e pressione o item “placa do veículo”. Aí, basta informar os dois últimos dígitos da placa do seu carro para que o Waze detecte automaticamente quando for dia de rodízio.  

Rotas planejadas 

Quando você tem um compromisso, chegar no horário pode ser um desafio por causa do trânsito. Normalmente nos planejamos com base em nossas próprias estimativas, mas o Waze oferece uma previsão de tempo de deslocamento com base na análise do histórico de dados de tráfego do seu percurso no horário determinado. Com isso, ele mostra quando você deve sair para ser pontual no seu compromisso. 

Usar o recurso é simples no iOS. Logo que você abre o menu do app e bate o olho nas opções, você vê o item chamado “percursos planejados”. Ali, o app mostra em gráficos a quantidade de trânsito de acordo com o a faixa horária desejada, que pode ser escolhida em intervalos de 15 minutos. 

O recurso deve chegar aos usuários do app no Android em algum momento no futuro.

Calendário 

A integração do Waze com o seu calendário do smartphone pode facilitar a sua vida. Quando a data e hora de um compromisso chegam, o app permite que você vá ao seu destino sempre precisar digitar o endereço. Basta selecionar a opção de seguir viagem, conforme planejado. 

Comandos de voz 

O Waze é um aplicativo colaborativo, por isso, compartilhar informações com os demais usuários pode ajudar o trânsito a fluir melhor. Mas nem sempre dá para pegar o celular na mão e enviar um alerta de congestionamento. 

A ativação dos comandos de voz no menu configurações do app permite que você use somente a sua voz para alertar sobre o trânsito em uma determinada via. É só dizer: Alertar trânsito intenso, por exemplo.  

Personalização 

O Waze permite que você escolha como ele calcula suas rotas. Indo no item “navegação” nas configurações do aplicativo, você pode determinar que quer evitar pedágios ou vias expressas.  

Dá também para escolher se você quer ver sempre a rota mais curta ou a que levará menos tempo ao seu destino. Sobre estradas de terra, você pode dizer se quer evitá-las totalmente, autorizá-las ou evitar somente as mais longas.  

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s