7 perguntas sobre água e vida em Marte respondidas pela Nasa

Usuários do site Reddit em todo o mundo puderam fazer perguntas a Nasa após a descoberta de água líquida em Marte. Veja as mais legais a seguir

São Paulo – A Nasa revelou hoje que existe evidência de água líquida na superfície de Marte. A descoberta aconteceu após anos de pesquisas sobre as inclinações lineares recorrentes. Nestas linhas foram encontrados sais hidratados, que indicam a presença de água líquida no local.

Com o anúncio, muitas perguntas surgem. Uma das principais é em relação à possibilidade de existência de vida em Marte. Afinal, a água é essencial para a existência de vida como conhecemos.

Para saciar a curiosidade das pessoas, a Nasa fez uma sessão de perguntas e respostas no site Reddit. Internautas puderam tirar as suas dúvidas sobre o assunto. O evento aconteceu das 15h às 16h, horário de Brasília.

Quem respondeu às questões ao vivo foram Rico Zurek, cientista-chefe da NASA dentro do Escritório do Programa de Marte, e Leslie K. Tamppari, vice-cientista do projeto.

EXAME.com selecionou e traduziu os questionamentos e as respostas da agência espacial mais interessantes. Veja quais são elas a seguir.

Qual é o próximo passo?

Rich Zurek: O próximo passo é procurar por mais lugares onde podem ocorrer os fluxos de água salgada. Nós cobrimos 3% de Marte em resoluções altas o suficiente para ver esses recursos.

Qual é a quantidade de água encontrada, em termos de volume?

Leslie K. Tamppari: Nós pensamos que esta é uma quantidade muito pequena de água – talvez apenas o suficiente para molhar a camada superior da superfície de Marte.

As estrias têm entre 4 e 5 metros de largura e cerca de 200 a 300 metros de comprimento.

Poderia existir vida na água de Marte, já que ela está no formato líquido apenas em determinadas épocas do ano? O que poderia acontecer com a vida quando a água desaparece?

Leslie K. Tamppari: É possível. Sabemos de formas de vida que hibernam durante as estações secas da Terra. A água que nós estamos vendo dentro das inclinações lineares recorrentes é salgada. Água salgada pode ser prejudicial à vida.

Foi mencionado que há vida em Marte na forma de micróbios sobre os robôs. É possível que estes micróbios enviados por nós possam prejudicar a vida marciana?

Leslie K. Tamppari: Nós não sabemos o que a vida na Terra pode fazer para qualquer vida em potencial em outros mundos. É por isso que tentamos limpar a nossa nave espacial com muito cuidado.

Foi revelado em 2011 que a água salgada pode ser uma ocorrência sazonal. Qual foi a prova final para a equipe que isso estava acontecendo e qual foi a sua reação inicial aos dados?

Leslie K. Tamppari: Com o robô, nós pudemos observar alguns destes locais em vários pontos durante o ano marciano e, novamente, no ano seguinte.

Com o tempo, vimos que as linhas escureceram e se alongaram durante a estação quente e desapareceram durante a estação fria. A vantagem de ter o robô durante tanto tempo é que somos capazes de ver as mudanças e padrões ao longo do tempo.

Minha reação? Isso tudo é muito emocionante! Quanto mais perto olhamos para Marte, mais interessante fica.

A Nasa está considerando enviar um homem a Marte para colher mais informações sobre isso ou podemos encontrar todas as informações sem ter um homem ou uma mulher em Marte?

Leslie K. Tamppari: A resposta básica é sim, a Nasa está planejando enviar humanos para Marte em 2030. É sempre útil ter mais informações antes de enviá-los e é por isso que nossos robôs exploradores são tão importantes.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s