A nova aposta da Nintendo

A japonesa Nintendo começa a vender nessa sexta-feira seu novo console de videogame, o Nintendo Switch. A aposta é que, se a companhia não puder voltar a ser uma das grandes do mundo dos games, ao menos poderá aliviar a vida dura que vem tendo. A empresa, que por muito tempo foi referência quando se falava de jogos eletrônicos, ficou muito para trás da Sony, que vende como seu carro-chefe o Playstation; e da Microsoft, com o Xbox.

Com o console, que é o primeiro da nova geração a ser lançado pelas três empresas, a Nintendo tenta fazer o mesmo que conseguiu há pouco mais de uma década. Em 2006, quando apresentou ao mercado o Wii com diversas funcionalidades melhores que as dos concorrentes, a companhia viveu um dos melhores momentos de sua história. O faturamento da em 2009 chegou ao pico de 18 bilhões de dólares, o dobro de dois anos antes.

O problema é que o sucesso é cada vez mais efêmero neste mercado. E investidores não parecem animados. No dia que anunciou detalhes de sua nova empreitada, as ações caíram quase 6%. Desde que atingiu o pico de vendas do Wii, a Nintendo viu a receita encolher para pouco mais de 4 bilhões de dólares ao ano e somente fãs da marca falam de seus consoles. Uma exceção foi o lançamento do jogo para smartphones Pokémon Go, que se tornou uma febre no mundo todo. Em menos de duas semanas, as ações da companhia pularam de cerca de 130 dólares para quase 280, mas, em poucos dias, descobriu-se que a Nintendo era somente sócia no jogo, o que fez as ações voltarem a cair. Com o Switch não há dúvida: a Nintendo é dona do console. Resta esperar para ver se o público vai gostar da novidade.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s