Aplicativo da Globosat à la Netflix chega a TVs Samsung

10 mil horas de conteúdos estão disponíveis na plataforma

São Paulo – Um aplicativo da Globosat chegou nesta semana às smart TVs da Samsung com sistema Tizen. Com uma abordagem on-demand, ou seja, à la Netflix, o app traz cerca de 10 mil horas de seriados e programas de TV.

Chamado Globosat Play, o app tem download gratuito, mas requer que o usuário seja assinante de serviços de TV por assinatura, como Net, Claro ou Vivo. Após fazer o login e autenticar no site da Globosat, o usuário pode começar a assistir os vídeos que quiser e na hora que quiser, se livrando da amarra de horário da TV.

Os conteúdos, que têm resolução HD, são dos canais Bis, Brasil, + Globosat, Globo News, Gloob, GNT, Megapix, Multishow, Off, SportTV e Universal.

O aplicativo será exclusivo para TVs da Samsung por algumas semanas, dada a agilidade da empresa em aprovar e publicar o app em sua loja no sistema Tizen. 

“Damos prioridade para as TVs mais novas e mais vendidas. Infelizmente, não são 100% das TVs conectadas que têm os aplicativos, mas buscamos atender o maior número de clientes possível”. afirmou, em entrevista a EXAME.com, André Nava, gerente da área de novas mídias da Globosat.

Os episódios de seriados do Multishow e GNT, por exemplo, estarão disponíveis no Globosat Play no dia seguinte à exibição na TV. “O usuário não precisa mais ficar chateado porque perdeu o programa favorito dele”, disse Nava.

Apesar de ser um serviço pago, o aplicativo da Globosat Play também terá publicidade. Em vez de ser dividida entre blocos, como na grade normal de televisão, os vídeos acessados nas smart TVs terão propagandas com duração de 30 segundos antes da exibição.

João Resende, gerente de produtos da categoria de TV da Samsung Brasil, contou, em entrevista a EXAME.com, que a iniciativa de publicar de maneira ágil o aplicativo da Globosat Play na loja do Tizen para TVs faz parte da estratégia de oferecer conteúdos para os consumidores que compra os produtos da marca. 

“Outro exemplo disso é a plataforma de games na nuvem GameFly. Esses conteúdos entregam valor para as smart TVs”, declarou Resende.

Plataforma unificada faz falta

Apesar do mercado de TVs conectadas ter aumentado em número de opções para os consumidores, ainda não há uma única plataforma de desenvolvimento de aplicativos.

A Sony e a Philips usam Android TV, a Samsung utiliza o Tizen e a LG, o webOS, para citar alguns exemplos. Os apps requerem otimizações para cada sistema, o que torna a criação mais lenta do que a vemos em smartphones.

“Mesmo com várias plataformas, as mais novas usam tecnologias padrão de mercado, o que gera uma facilidade. Mas uma unificação tanto de plataformas quanto de determinados padrões seriam interessantes para lançarmos mais produtos e satisfazer as necessidades dos consumidores que compram essas televisões”, afirmou o gerente de novas mídias da Globosat.

Nas próximas semanas, o aplicativo da Globosat Play deve estar disponível para TVs de outras fabricantes.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s