Apple apresenta os novíssimos iPhone 5s e iPhone 5c

A Apple anunciou dois novos modelos do iPhone num evento em sua sede na Califórnia nesta terça-feira. Acompanhe nossa cobertura ao vivo

10/09/2013 – 15:50

Termina a apresentação da Apple em Cupertino, Califórnia. Vejamos um resumo do que a empresa anunciou:

iPhone 5s

Câmera com sensor 15% maior, lente mais luminosa, novo estabilizador de imagens, flash duplo e filmagem em câmera lenta

Novo processador A7, com o dobro da velocidade do A6 usado no iPhone 5

Novo processador de movimentos M7, que trata sinais recebidos da bússola, do acelerômetro e do giroscópio

Sensor de impressões digitais Touch ID no botão Home

Três cores: branco, cinza e champanhe

Preço nos EUA, desbloqueado: 16 GB – 649 dólares; 32 GB – 749 dólares; 64 GB – 849 dólares

iPhone 5c

Construção em policarbonato com reforços metálicos que também funcionam como antenas

Cinco cores: verde, azul, amarela, rosa e branca

Configuração interna idêntica à do iPhone 5

Preço nos EUA, desbloqueado: 16 GB – 549 dólares; 32 GB – 649 dólares

iPhones 4, 4s e 5

O iPhone 5 e o iPhone 4 estão sendo descontinuados

O iPhone 4s continua à venda apenas na versão com 8 GB de capacidade. Passa a ser o modelo mais barato.

Desbloqueado, o iPhone 4s custa 450 dólares nos EUA.

iWork

Os apps Numbers, Pages, Keynote, iPhoto e iMovie passam a ser incluídos sem custo adicional nos novos dispostivos móveis da Apple

Esses apps continuam sendo vendidos para quem já tem um iPhone ou iPad

Datas

O iOS 7 será liberado para os usuários em 18 de setembro.

O iOS 7 poderá ser instalado no iPhone 4 e mais recentes; no iPad 2 e modelos posteriores; e no iPod touch de quinta geração.

O iPhone 5c e o 5s começam a ser entregues nos Estados Unidos, na China e em mais sete países em 20 de setembro

Até o fim do ano, eles chegam a cem países e 270 operadoras

Não sabemos se o Brasil está nessa lista

10/09/2013 – 15:34

Elvis Costello canta

Tim Cook volta ao palco. Aparentemente, o evento está se aproximando do final. Ele faz um resumo do que foi apresentado. Ele mostra imagens do iPhone 5c em vários países. Cook agradece aos profissionais da Apple que criaram os novos produtos. “Espero que vocês gostem deles tanto como gostamos de desenvolvê-los”, diz. Na sequência, ele anuncia uma apresentação musical com o cantor Elvis Costello. O cantor aparece no palco e começa a cantar e tocar guitarra. A música chama-se “Radio Radio”. No final, Costello dá um aperto de mão em Cook. Ele canta, então, outra música, “Tripwire”. Cook, então, encerra o evento.

10/09/2013 – 15:25

iPhone 5 é descontinuado

Ele mostra os preços nos Estados Unidos, que são os mesmos do iPhone 5, começando em 199 dólares. Mas isso é lá, onde os aparelhos são subsidiados pelas operadoras. Há também novas capinhas de couro para o iPhone por 39 dólares cada. O iPhone 5 e o iPhone 4 estão sendo descontinuados. O iPhone 4s passa a ser o modelo mais barato, seguido pelo 5c e pelo 5s. Os novos modelos começam a ser entregues nos Estados Unidos, na China e em mais sete países em 20 de setembro. Até o fim do ano, eles chegam a cem países e 270 operadoras. Mas não temos certeza se o Brasil está nessa lista. Os produtos da Apple têm demorado para chegar aqui.

10/09/2013 – 15:22

Touch ID eleva a segurança

Phil Schiller diz que o sensor biométrico Touch ID eleva a segurança do iPhone. Os dados ficam armazenados no próprio aparelho e não são transmitidos para o iCloud como acontece com as configurações do smartphone. “É um nível muito alto de segurança”, afirma ele. 

10/09/2013 – 15:16

Touch ID

Phil Schiller continua apresentando o novo leitor de impressões digitais do iPhone 5S, o Touch ID, que fica instalado no botão Home. Ele tem um sensor capacitivo que capta as impressões digitais com resolução de 500 ppi. É capaz de ler até a camada de pele abaixo da epiderme. O sensor é coberto por uma camada finíssima de safira e circundado por um anel metálico que é parte do sistema de detecção. Basta apoiar o dedo no botão Home para destravar o iPhone 5S. O usuário também pode usar impressões digitais para se identificar na loja iTunes. Jony Ive reaparece num vídeo comentando o Touch ID e como esse recurso foi incorporado ao iPhone 5S.

10/09/2013 – 15:10

Sensor de impressões digitais

O assunto, agora, é segurança. É hora de falar do novo sensor de impressões digitais. Phil Schiller fala sobre a dificuldade de proteger as informações nos dispositivos eletrônicos. “Sinto saudade dos velhos tempos em que documentos eram papéis de verdade e podíamos trancâ-los para protegê-los”, diz. Ele observa, então, que a maneira mais comum de proteger informações é por meio de uma senha. “É algo que fazemos dezenas de vezes por dia, para destravar e acessar o smartphone. Infelizmente, algumas pessoas acham isso muito trabalhoso e não usam senha”. Ele diz que metade dos usuários não usam senha. Então, a Apple está lançando o TouchID, o novo sensor de impressõs digitais do iPhone 5S.

10/09/2013 – 15:05

Filmagens em câmera lenta

Phil Schiller segue apresentando a câmera do iPhone 5S. Há um novo modo de disparo contínou que captura uma série de imagens em rápida sequência. Graças ao novo processador gráfico mais potente, a câmera é capaz de produzir vídeos full HD na elevada taxa de 120 quadros por segundo. Isso possibilita filmar em câmera lenta. Ele mostra, então, uma série de fotos feitas com o iPhone 5S.

10/09/2013 – 15:02

Flash duplo equilibra cores nas fotos

Phil Schiller chega, então, ao novo flash duplo do iPhone 5S. Ele tem dois LEDs, um branco azulado e outro âmbar. O app da câmera avalia a coloração da luz ambiente e ajusta os LEDs para que combinem com ela. O resultado, diz Schiller, são fotos com flash que têm aparência mais natural. Ele mostra alguns exemplos no telão. A câmera tem, ainda, um novo sistema de estabilização de imagem que ajuda a reduzir tremores nas fotos. E, para dar agilidade a ela, parâmetros como luminosidade e balanço de branco são ajustados assim que o app é ligado, antes de o usuário tocar no botão disparador. 

10/09/2013 – 14:57

Câmera traz lente mais clara e sensor maior

Phil Schiller começa a falar sobre a câmera do iPhone 5S. Ela tem sensor fotográfico 15% maior e uma lente de 5 elementos ópticos desenvolvida pela Apple. A lente é mais luminosa que a anterior (abertura f/2,2), o que deve ajudar nas fotos de cenas escuras. “Nossos concorrentes ficam pondo mais pixels no sensor. Mas não é o que fazemos. Sabemos um segredo. Sabemos que são pixels maiores que fazem fotos melhores”, diz. É verdade. É incrível como ainda há pessoas que acreditam que, quanto mais pixels, melhor a foto. Às vezes, acontece o contrário. Mas há outras empresas que conhecem o “segredo” também, com a HTC.

10/09/2013 – 14:52

Novo chip processa movimentos

Schiller, então anuncia uma surpresa: o iPhone 5S tem um novo chip chamado Apple M7. Trata-se de um processador de sinais recebidos de sensores como giroscópio, bússola e acelerômetro. Ele diz que isso vai possibilitar uma nova geração de aplicativos voltados para condicionamento físico e saúde. Ele mostra, então, um novo app da Nike, o Nike+ Move. Resta esperar que esse acréscimo não reduza drasticamente a duração da carga da bateria do iPhone. Um chip a mais significa uma consumidor de energia a mais… Schiller responde à dúvida mostrando uma tabela com a duração da carga da bateria. 10 horas falando em 3G ou 4G, vendo vídeo ou navegando na web em Wi-Fi.

10/09/2013 – 14:48

Games no iPhone 5S

Phil Schiller prossegue com a demonstração do iPhone 5S. Donald Mustard, da Epic Games, mostra o jogo Infinity Blade 3. Ele enfatiza o desempenho gráfico melhorado do iPhone 5S. Os gráficos ficaram mais realistas, com novas texturas e reflexos. É o tipo de coisa que exige processador gráfico potente. Quanto mais poderoso o hardware, mais o software avança. O jogo será lançado no mesmo dia que o iPhone 5S. 

10/09/2013 – 14:42

iPhone 5S

Phil Schiller passa a apresentar o iPhone 5S, que passa a ser o smartphone mais poderoso da Apple. Como já vinha sendo antecipado, haverá três opções de cores: branco, cinza e champanhe. A cor cinza é mais clara que o cinza escuro do iPhone 5. Ele começa a falar sobre o desempenho do iPhone 5S, que ele descreve como “um grande salto adiante em desempenho de computação móvel”. O processador é o novíssimo A7, de 64 bits, que Schiller descreve como sendo “na categoria dos desktops em desempenho”. Esse é o primeiro processador móvel de 64 bits da Apple. A empresa modificou tanto o sistema operacional como os apps nativos que vêm com ele para trabalhar em 64 bits. A velocidade é o dobro da do iPhone 5. E o desempenho em gráficos teve uma melhora ainda maior. 

10/09/2013 – 14:36

Novas capinhas

A Apple também criou uma linha de capinhas coloridas para o smartphone. Algumas delas são “furadinhas”, permitindo ver a cor do smartphone abaixo. Vão custar 29 dólares cada uma. O iPhone 5C é feito de policarbonado resistente, com reforços de aço que também funcionam como antenas, diz Schiller. As especificações parecem ser iguais às do iPhone 5, incluindo processador Apple A6 e câmera iSight de 8 megapixels. “O iPhone 5C suporta mais frequências de LTE que qualquer outro smartphone no mundo”, diz. Será que, finalmente, os dispositivos da Apple serão compatíveis com o 4G brasileiro? Segue um vídeo mostrando cenas da fabricação do iPhone 5C e outros detalhes. Jony Ive aparece nele falando sobre o design do aparelho.

10/09/2013 – 14:35

iPhone 5C

Finalmente, chega a hora de apresentar os novos smartphones da Apple. Phil Schiller sobe ao palco e começa a apresentação pelo iPhone 5C. “O iPhone 5C é feito com a mesma tecnologia incrível que os usuários adoram no iPhone 5, mas há mais. Ele tem um incrível novo design. É mais colorido e divertido que qualquer coisa que fizemos antes”, diz Schiller. O iPhone 5C vai custar 199 dólares nos Estados Unidos, na versão com 16 gigabytes de capacidade.

10/09/2013 – 14:24

iWork grátis em novos dispositivos Apple

Tim Cook mostra telas dos aplicativos Numbers, Keynote e Pages, da Apple, que agora ganham uma versão na web. É o contraponto da Apple ao Google Docs e aos Office Web Apps da Microsoft. Ele mostra também o iPhoto e o iMovie e anuncia: “Hoje, estamos passando a distribuir de graça esses cinco aplicativos líderes de mercado”. Mas a oferta só vale para quem comprar um dispositivo móvel da Apple a partir de agora. Quem já tem um iPhone ou iPad continuará tendo de pagar pelos aplicativos se quiser instalá-los. 

10/09/2013 – 14:20

iOS 7 chega dia 18 de setembro

Craig Federighi continua falando sobre o iOS 7. A informação mais importante vem agora: “Como sempre, a atualização para o iOS 7 será, incrivelmente, gratuita, a partir de 18 de setembro”. Poderá ser instalado no iPhone 4 e mais recentes, no iPad 2 e modelos posteriores e no iPod touch de quinta geração. Em seguida, Tim Cook volta ao palco e começa a falar dos aplicativos da série iWork. Parece que o CEO vai participar mais dessa apresentação, em vez de delegar quase tudo para a equipe como nos eventos anteriores. 
 

10/09/2013 – 14:16

iOS 7

Craig Federighi fala sobre o iOS 7, nova edição do sistema operacional móvel da Apple. O iOS 7, que foi apresentado durante o evento WWDC, em junho, traz a reforma mais radical no sistema móvel da Apple desde o lançamento do primeiro iPhone, em 2007. Federighi apresenta os novos recursos, como painel de controle acessível com um toque, um novo sistema de notificações e outros melhoramentos. O design foi refeito pela equipe de Jony Ive. E os apps que vêm pré-instalados no iPhone também foram atualizados. O app Fotos, por exemplo, agora agrupa as imagens em coleções e “momentos”, um esquema cronológico. Federighi mostra o novo serviço iTunes Radio, de distribuição de música por streaming. Esse serviço só estará disponível, por enquanto, nos Estados Unidos.

10/09/2013 – 14:11

Apple Store e iOS 7

Cook começa a falar sobre lojas da Apple nos Estados Unidos. Ele mostra fotos da loja de Stanford, Califórnia, que foi praticamente refeita. Ganhou paredes envidraçadas e ficou oito vezes maior. O próximo assunto é o iOS 7. “No próximo mês, vamos vender o dispositivo com iOS número 700 mil”, diz ele. “O iOS 7 vai rapidamente se tornar o sistema móvel mais popular no mundo”. É uma afirmação temerária. Como sabemos, o sistema mais popular é o Android. Cook chama o executivo Craig Federighi para prosseguir com a apresentação.

10/09/2013 – 14:07

Começa a apresentação

Tim Cook sobe ao palco em Cupertino para dar início à apresentação. Cook manda um alô para quem está assistindo ao evento à distância em Pequim e Tóquio. Infelizmente, não há transmissão ao vivo aberta na internet. Depois de cumprimentar a plateia, ele começa a falar do iTunes Festival, evento musical promovido pela Apple em Londres. Cook diz que 20 milhões de pessoas solicitaram ingressos. O evento será transmitido ao vivo no iTunes para mais de cem países (suponho que o Brasil esteja entre eles). Na sequência, entra um vídeo promocional da Apple sobre o festival. 

10/09/2013 – 13:59

O evento deve começar em instantes

O evento da Apple deve começar em instantes. Há alguns famosos na plateia, incluindo Jack Dorsey, do Twitter, e All Gore, que foi vice-presidente dos Estados Unidos. A apresentação acontece na sede da Apple em Cupertino, no Vale do Silício. O auditório da Apple, conhecido como Town Hall, é pequeno, com capacidade para, talvez, 300 pessoas.

10/09/2013 – 13:55

Novos iPads devem ficar para outubro

A apresentação dos novos modelos do iPad deve ficar para um evento separado, no final de outubro. Também em outubro, a Apple deve liberar o OS X Mavericks, a nova edição do sistema operacional do Mac, além de iniciar as vendas do novo Mac Pro e anunciar outras atualizações na linha Mac. Ao menos essa é a expectativa do mercado. Também pode ser que a Apple nos surpreenda. A apresentação de hoje começa às 14 horas (horário de Brasília).

10/09/2013 – 13:47

Apple TV ganha atualização

A Apple também deve atualizar o receptor Apple TV (que trabalha ligado a um televisor) e inaugurar o serviço iTunes Radio, que vai oferecer música por streaming. Segundo os rumores, o usuário poderá ver, no Apple TV de outra pessoa, filmes que ele adquiriu na loja iTunes. Para isso, bastará iniciar a exibição pelo iPhone ou iPad. E não será preciso ter os arquivos no dispositivo móvel, já que eles virão diretamente da nuvem para o Apple TV. A apresentação começa às 14 horas (horário de Brasília).

10/09/2013 – 13:18

Reforma no iOS

A Apple também deve anunciar a data em que o novo sistema operacional iOS 7 será liberado para atualização dos modelos atuais do iPhone, do iPad e do iPad touch. O iOS 7 traz as mudanças mais radicais no sistema móvel da Apple desde o lançamento do primeiro iPhone, em 2007. A apresentação começa às 14 horas (horário de Brasília).

10/09/2013 – 12:15

5C é modelo econômico

O outro modelo a ser anunciado hoje, o iPhone 5C, será um smartphone de preço mediano, criado para substituir o iPhone 4 e, possivelmente, também o iPhone 4S. Segundo os rumores, ele será construído em plástico resistente e será oferecido em diversas cores. Por dentro, será similar ao iPhone 5. A apresentação da Apple começa às 14 horas (horário de Brasília).

10/09/2013 – 11:43

Apple Store está fora do ar

Como geralmente acontece antes de lançamentos de novos produtos da Apple, a empresa tirou do ar sua loja online, a Apple Store. A loja deve voltar a funcionar à tarde, já com as informações sobre os novos produtos que serão anunciados hoje. Os principais são dois novos modelos do iPhone. Mas pode haver surpresas.

10/09/2013 – 11:35

As novidades do iPhone 5S

O iPhone 5S, que deve ser anunciado hoje, vai suceder o iPhone 5 no posto de smartphone mais poderoso da Apple. Rumores indicam que sua principal novidade será um sensor de impressões digitais incorporado ao botão Home. Novidade na linha Apple, esse recurso já apareceu antes em smartphones de outras marcas, como a Motorola. Além dele, o iPhone 5S deve trazer processador mais potente, melhoramentos na câmera e uma nova opção de cor champanhe. A apresentação começa às 14 horas (horário de Brasília).

10/09/2013 – 10:52

Novos iPhones vêm aí

Depois de meses de expectativa e incontáveis rumores, a Apple vai, finalmente, apresentar mais uma geração de smartphones. A apresentação começa às 14 horas (horário de Brasília) na sede da empresa em Cupertino, na Califórnia. Lá , Tim Cook e sua equipe devem revelar dois novos smartphones: iPhone 5S (aqui visto na ilustração do holandês Martin Hajeke iPhone 5C. Será a primeira vez em que a Apple anuncia dois novos modelos de iPhone no mesmo dia.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s