Bezos vê milhões de pessoas morando e trabalhando no espaço

O CEO da Amazon imagina “milhões” de pessoas morando e trabalhando em órbita

O CEO da Amazon.com Inc., Jeff Bezos, imagina “milhões” de pessoas morando em órbita.

Sua empresa exploradora, a Blue Origin, e outros empreendimentos comerciais estão começando a desenvolver espaçonaves para tornar as viagens mais amplamente acessíveis.

O investimento de empreendedores ricos com paixão pelo espaço vai conduzir a uma nova era em que sair da atmosfera terrestre será acessível para qualquer um, disse Bezos na terça-feira.

Antes, ele anunciou que a Blue Origin investirá US$ 200 milhões em uma nova instalação para a montagem de foguetes e um local de lançamento em Cabo Canaveral, na Flórida.

“Nossa visão final é que milhões de pessoas morem e trabalhem no espaço”, disse Bezos aos repórteres, durante uma rara entrevista de 30 minutos, na Flórida, depois do anúncio da Blue Origin. “Temos um longo caminho pela frente”.

Há apenas seis pessoas no espaço agora, e duas delas – o astronauta americano Scott Kelly e o cosmonauta russo Mikhail Kornienko – estão tentando passar um ano na Estação Espacial Internacional para ajudar os pesquisadores a entenderem como os humanos reagem aos voos espaciais de longa duração.

Bezos, 51, disse que se apaixonou pela exploração espacial quando era pequeno e via os foguetes pela televisão, e pensava que atualmente “nós estaríamos perambulando pelo sistema solar afora”. Ele disse que se considera afortunado de a riqueza que ganhou com a Amazon lhe dar a possibilidade de seguir sua paixão pelo espaço. Ele é o sétimo homem mais rico do mundo, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

‘Espírito de pioneirismo’

Embora a corrida seja competitiva, Bezos disse que respeita os outros concorrentes que estão interessados pelo espaço, como o fundador da Tesla Motors Inc., Elon Musk, que é o CEO da Space Exploration Technologies Corp.

A tecnologia avançará com mais rapidez se diversas pessoas estiverem fazendo experimentos com distintos métodos de viagem espacial, disse Bezos.

“Sempre fomos pioneiros”, disse ele. “Precisamos continuar com esse espírito de pioneirismo e uma grande parte disso é poder viajar pelo espaço”.

A Blue Origin, fundada em 2000, tem cerca de 400 funcionários em Kent, Washington, EUA, principalmente engenheiros.

A instalação em Cabo Canaveral vai gerar 330 empregos e Bezos disse que espera lançar um foguete nesse local até o fim da década.

A companhia também possui uma instalação de testes no Texas, de onde foi lançado seu primeiro voo experimental em abril.

Bezos disse que as qualidades que ele demonstrou como CEO da Amazon – como abrir mão dos lucros em prol de investimentos de longo prazo – se refletirão nos esforços para chegar ao espaço.

“De certo modo, sou famoso por ter metas de longo prazo”, disse Bezos, e a risada profunda que é sua marca registrada tomou conta de um trailer no lugar. “A Blue Origin vai estabelecer um novo padrão para mim nesse aspecto”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s