Brasileiro cria app para denunciar abuso sexual no metrô

Aplicativo gratuito está disponível para Android e iOS

São Paulo – Um desenvolvedor brasileiro criou um aplicativo gratuito para denunciar casos de abuso sexual no metrô e na CPTM em São Paulo.

Após observar recorrentes notícias sobre abuso sexual no transporte público na capital paulista, Renato Sanches começou a trabalhar no aplicativo chamado HelpMe, disponível para Android e iOS

“Constantemente eu, meus pais, minha irmã e minha namorada víamos e ouvíamos  as reportagens nos telejornais, no radio e na internet, as manifestações das mulheres, desabafos em redes sociais e em paralelo eu vinha estudando o mercado de mobilidade, foi quando tive um insight ‘Em uma situação de risco as pessoas podem não ter tempo para digitar a mensagem e/ou lembrar o número do SMS Denúncia’”, conta Sanches, em entrevista a EXAME.com.

Com poucos toques, o usuário manda uma mensagem de texto de emergência para o número de denúncia do metrô ou da CPTM, informando que está sofrendo abuso. Se houver tempo disponível, é possível incluir o número do vagão para facilitar a localização pelos funcionários da estação seguinte.

O app conta também com uma sirene que pode ser usada para chamar a atenção das pessoas ao redor, caso necessário.

“Além do abuso sexual, as pessoas também podem fazer denúncias de outros tipos como furto, roubo, pedinte, vandalismo entre outros, mas o foco do HelpMe é ajudar a combater e inibir o abuso sexual”, disse Sanches.

Apesar do aplicativo ser gratuito, os SMS enviados por meio dele são cobrados normalmente.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s