Cientistas criam aplicativo para identificar marfim ilegal

O programa analisa os dados apresentados por um aparelho de laser que detecta a composição química e origem das presas dos elefantes

Bangcoc – Pesquisadores da Tailândia desenvolvem um protótipo de aplicativo para celular que ajudará a detectar marfim ilegal graças a uma base de dados que permite localizar sua origem, informou a imprensa local nesta sexta-feira.

Korakot Nganvongpani, chefe da equipe de cientistas da Universidade de Chiang Mai, afirmou que o programa analisa os dados apresentados por um aparelho de laser que detecta a composição química das presas dos elefantes, segundo o jornal “Bangcoc Post”.

O aparelho identifica dez tipos de elementos químicos como magnésio, silício e zircônio, que o aplicativo móvel analisa para comprovar se o marfim procede da África ou da Tailândia, o que pode permitir às autoridades certificar sua legalidade.

“O índice de precisão é de 93%. Podemos distinguir entre marfim africano e asiático. No entanto, ainda há um erro de 7% nos resultados, estamos trabalhando para alcançar uma precisão de 100%”, disse Korakot.

Os pesquisadores indicaram que o sistema, no entanto, não distingue se está analisando presas, dentes ou ossos (ou derivados), o que também esperam corrigir com mais estudos.

De qualquer forma, os especialistas destacaram que o aplicativo demora quatro minutos em comprovar a origem sem ter de romper o marfim, enquanto a análise por DNA requer duas semanas e, neste caso, é preciso cortar as peças.

Na Tailândia é legal o comércio limitado de presas de elefantes locais, mas as máfias aproveitam esta exceção à proibição do negócio do marfim para camuflar o de origem africana, cuja venda é proibida.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s