Cientistas criam mapa em 3D com 1,2 milhão de galáxias

Com o propósito de estudar energia escura e expansão do universo, cientistas criaram o mais detalhado mapa do universo

São Paulo – Uma colaboração entre centenas de cientistas criou o maior mapa de galáxias já visto. A simples imagem (que você vê abaixo em sua proporção original) reúne 1,2 milhão de galáxias. O trabalho de reunir as galáxias e organizá-las em uma imagem levou mais de cinco anos.

O material tem também uma versão de três dimensões. Isso permitiu aos cientistas calcular com uma precisão inédita até então o volume de energia escura presente nessa fatia do universo. As imagens foram obtidas graças a um programa chamado BOSS (Baryon Oscillation Spectroscopic Survey) da iniciativa Sloan Digital Sky Survey-III. Esse programa tem como objetivo estudar o universo com perspectiva geométrica.

“O mapa revelado por BOSS permite que cientistas meçam o índice de expansão do nosso universo e determinem a quantidade de energia e matéria escura que constituem o universo atual”, afirma um texto de divulgação sobre a descoberta.

O estudo é importante para que cientistas possam entender melhor matéria escura e energia escura. Especialista estimam que 95% do universo é formado por esses dois compostos—daí a importância de se compreender melhor esses assuntos.

Universo: nesta imagem estão presentes 1,2 milhão de galáxias (Daniel Eisenstein e SDSS-III)

Na teoria, a energia escura é uma das responsáveis por acelerar a expansão do universo. Para se entender essa influência, é preciso fazer estudos em um mapa 3D. Foi a partir dessa demanda que os cientistas produziram o material finalizado na última semana.

Para mais informações, veja este texto (em inglês) sobre a descoberta.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s