Com nova versão, Prezi busca tornar PowerPoint obsoleto

Com visual refinado e organização de ideias interativa de ideias, a Prezi tem mais de 75 milhões de usuários em todo o mundo e agora quer o mercado corporativo

São Paulo – Antes com foco em universidades, a Prezi, que oferece uma plataforma online de apresentações, lança hoje uma versão para empresas. Esse concorrente do PowerPoint oferece uma estruturação de ideias com base em localização em uma imagem, o que torna as apresentações mais interativas do que o tradicional formato slide após slide.

Uma apresentação no Prezi consiste em uma (ou algumas) página com links. Ao retornar para o início, o apresentador tem uma visão geral dos tópicos que vai abordar, o que, segundo a empresa, o ajuda a se lembrar melhor do que vai contar aos seus espectadores. 

De acordo com Rocío Medina, diretora global de desenvolvimento de mercado da Prezi, a ideia de lançar o Prezi Business já era um sonho antigo, mas ela vê este como o momento certo para levá-lo para as empresas, oferencendo a elas versões personalizadas da sua plataforma de apresentações e ferramentas exclusivas.

“Antes do lançamento da Prezi como uma empresa, as apresentações têm sido iguais há décadas. Exceto pela colaboração, o Google Docs é praticamente o mesmo que o Microsoft Office. Chegamos para causar um ruptura nesse segmento”, disse Rocío, em entrevista a EXAME.com.

A plataforma voltada para companhias traz consigo novos recursos. No total, são quatro. Um dos  mais pedidos pelos usuários era uma ferramenta de análise de dados de uso, algo parecido com um Google Analytics para os Prezis que você criou. Agora, é possível saber como as pessoas interagiram com o conteúdo que você criou e disponibilizou na web. 

Essa versão Business também se integra a outro programa muito usado no ambiente empresarial: o bate-papo Slack. O usuário do Prezi vai receber notificações no Slack quando houver alguma interação com a sua apresentação, como um comentário ou compartilhamento.

Mantendo ainda o foco na produtividade, o Prezi oferece às empresas a possibilidade de exibir uma apresentação remotamente por meio do acesso a um link. O espectador não recebe o documento no seu dispositivo, ele apenas assiste à sua apresentação.

Por fim, a plataforma armazena seus documentos na nuvem para possibilitar a colaboração com colegas de trabalho. Dá para editar junto com alguém um mesmo arquivo e também trocar mensagens com essa pessoa, sem precisar recorrer a outra aplicação para isso. 

Mais de 2,5 milhões de brasileiros utilizam o Prezi para fazer suas apresentações atualmente. No mundo, o total de usuários é muito superior: são 75 milhões. 

Porém, o mercado brasileiro tem uma perculiariadade. Já existem um grande número de usuários corporativos. Nos demais países, a empresa o foco no segmento educacional e, por isso, a plataforma é mais popular em universidades. O número de companhias usando o Prezi hoje no nosso país não chega a ser muito alto, mas é superior à média de outros mercados. 

Rocío diz que o foco do Prezi Business é nas empresas de médio e grande porte, mas que o valor da assinatura corporativa anual não chega a ser impetitivo para companhias de pequeno porte. Ela acredita que a plataforma vai ajudar as empresas, especialmente ao segmento de marketing, a obter mais clientes ou promover mais vendas graças ao visual moderno em relação à concorrência, como o PowerPoint. Quanto ao marketing para esse novo produto, Rocío crê que ele se promove por conta própria. “Quando você o vir, você vai desejá-lo”, afirmou a diretora. 

No entanto, superar o Microsoft Office no ambiente corporativo será um desafio para a Prezi. De acordo com a consultoria de mercado Gartner, a maioria das empresas utiliza soluções corporativas da Microsoft ou do Google.

Vale lembrar que o Prezi oferece assinaturas a partir de 5 dólares ao mês para consumidores domésticos. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s